Em Cabril (Xertelo), Fafião (Eira da Galega) e Montalegre (Corujeira) nasceram novos miradouros – três “Observatórios do Território GIAHS”. Em cada um foram construídos passadiços em tábuas de madeira, complementados com uma mesa de leitura de informação ao visitante e sinais de orientação.
O município de Montalegre integra agora três novos miradouros, designados, “Observatórios do Território GIAHS”. É em Cabril (Xertelo), Fafião (Eira da Galega) e Montalegre (Corujeira) que estes se localizam, promovendo a valorização das aldeias e paisagens envolventes. Contribuem também para a sustentabilidade da economia local, para a melhoria da qualidade de vida dos residentes e para uma valorização da cultural local, incluindo a gastronomia, o artesanato, as festas e os costumes. “O património paisagístico, reconhecido pela FAO como sítio GIAHS”, é uma das principais preocupações do município, pretendendo elevar a sua atratividade e tornando-o num ponto turístico. É importante dar a conhecer aos visitantes a flora e fauna que envolvem cada um dos observatórios.
Nos três miradouros foram contruídos passadiços em “tábuas de madeira tratada” e amparos de segurança, e instaladas mesas de leitura a indicarem locais de venda de produtos locais e pontos de interesse no território. Estão também presentes sinais de orientação.
Os “Observatórios do Território GIAHS” surgem no âmbito do projeto LEADER (Ligação Entre Ações de Desenvolvimento Rural), sendo este financiado pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) e pela União Europeia através do FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural).