A ANA – Aeroportos de Portugal vai investir 50 milhões de euros numa obra de reforço estrutural da pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Esta intervenção visa o desenvolvimento da infraestrutura para poder acomodar o crescimento do tráfego futuro.
A ANA – Aeroportos de Portugal prepara-se para a maior intervenção alguma vez levada a cabo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O intuito é reforçar as condições operacionais da infraestrutura, sendo este um investimento de qualidade, segurança e desempenho ambiental.
A intervenção será realizada na pista e áreas adjacentes, sendo levado a cabo o reforço estrutural do pavimento da pista, o ajustamento dos perfis longitudinais e horizontais da pista, a substituição do sistema luminoso de aproximação, o ajustamento dos perfis das faixas de segurança da pista, a substituição do sistema de luzes de pista por LED’s, a troca de toda a rede de coletores instaladas na área de intervenção e a instalação do sistema de luzes de precisão na pista 35, para possibilitar operações em baixa visibilidade.
O início da empreitada está a ser apontado para o próximo dia 31 de julho e a previsão é que se prolongue durante 19 meses. Todas as intervenções serão feitas entre a meia-noite e as seis da manhã, de segunda a sábado, “para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias. Adicionalmente, vai ser necessário encerrar a pista a 10 de setembro para a execução de trabalhos mais complexos”, refere a empresa responsável pela gestão de aeroportos portugueses.
Para Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, estamos perante “um investimento estrutural relevante que vai contribuir para o desenvolvimento do Aeroporto do Porto e para que continue a ser um dos melhores aeroportos da Europa, de acordo com as opiniões dos passageiros”.
Fotografias: ©ANA Aeroportos de Portugal