Mundo Empresarial

Cão Serra da Estrela: o sonho de uma vida, o prestígio da região

Em Manteigas, numa paisagem coroada por verde e frescura, Suzette da Mota Veiga dedica-se há mais de trinta anos à seleção e criação do Cão Serra da Estrela, uma raça reconhecida pela sua elegância, porte e afeição.

Entrar na Quinta de São Fernando é mergulhar num amplo espaço onde impera a tranquilidade e a paixão pelos animais. Em criança, a proprietária desta quinta e canil sonhava ter um Jardim Zoológico. Esse sonho não se concretizou.

Em vez disso, quando se mudou da Suíça para o nosso país, ainda nos anos 70, o amor aos animais tornou-se numa missão e, assim, cativada pelas características naturais do Cão Serra da Estrela, Suzette da Mota Veiga tornou-se entre as primeiras criadoras desta raça nesta região – um trabalho frequentemente premiado ao longo dos anos em algumas das mais prestigiadas competições internacionais.

Suzete da Mota Veiga e a cadela Yazmin

Mas, afinal, o que há de tão especial nesta raça? O pelo denso, o porte robusto e o instinto protetor granjearam há muito a confiança dos pastores serranos, que encontraram nestes cães a atitude dissuasora ideal para guardar rebanhos ou vigiar propriedades. De facto, foi esta estreita ligação entre cão e homem que encantou a nossa interlocutora quando se fixou na região.

Mas, além de um excelente cão de guarda, este é também um extraordinário companheiro para quem procura um amigo de quatro patas, dado o seu temperamento dócil e o caráter afetuoso.

É neste equilíbrio entre respeito e sociabilização que reside a essência do trabalho de Suzette da Mota Veiga. Para a criadora, manter a tipicidade da raça é tão importante quanto ver as ninhadas crescerem no seu habitat natural, onde podem brincar e receber a atenção dos visitantes.

Muito do dia-a-dia da criadora passa por cuidar destes animais e, ao mesmo tempo, divulgar as suas potencialidades e caraterísticas. Suzette da Mota Veiga já publicou dois livros sobre a raça, mas o Canil da Quinta de São Fernando é também um espaço onde os visitantes podem, mediante marcação, conhecer e conviver de perto com o Cão Serra da Estrela. Da França aos Estados Unidos e da Suíça ao Brasil, muitos são os países onde esta raça tem conquistado entusiastas.

Todavia, para a nossa interlocutora, esta notoriedade também tem crescido graças à cooperação dos vários criadores e, em particular, ao trabalho de associações como a LICRASE e a APCSE, das quais é fundadora, associações dedicadas à divulgação e preservação desta espécie autóctone.

Hoje, Suzette da Mota Veiga já não se imagina a viver sem o Cão Serra da Estrela. É aqui, na sua quinta, que se sente feliz, a contribuir para o bem-estar dos animais e para o prestígio da região.