Mundo Empresarial Turismo

AzorBus: Sente-se e prepare-se para conhecer os Açores

AzorBus é o nome que tem de ter em mente sempre que quiser ver os pontos obrigatórios da ilha Terceira. Trata-se do primeiro – e para já único – autocarro turístico da Ilha Terceira a fazer circuito sightseeing na cidade de Angra do Heroísmo, com audioguia, destacando-se bem na paisagem.

Para quem costuma viajar pelas principais cidades do mundo é usual optar pelos circuitos turísticos dos autocarros panorâmicos (de dois andares, sendo que o superior é quase todo descapotável), já que assim se tem uma ideia da localização dos pontos a visitar, enquanto se ouve as explicações nos audioguias. Tudo enquanto se está confortavelmente sentado. Foi a pensar nisso que dois casais, amantes de viagens, decidiram arrancar com o primeiro autocarro turístico panorâmico da ilha Terceira.

Foi em 2018 que a AzorBus City Tours começou a circular nas ruas de Angra. Filipe Ávila é, para já, o único elemento da empresa a tempo inteiro, já que também é o condutor do miniautocarro. A mulher Filipa Silva, o irmão e a cunhada desta, António Silva e Nancy Pinheiro, são os restantes sócios-gerentes desta empresa familiar.

“A grande diferença para os outros autocarros turísticos é que neste não se faz Hop-On Hop-Off [entrar e sair em várias paragens]. É um circuito fechado, que efetua pequenas paragens em locais de referência. A ideia inicial era fazer o circuito citadino na cidade de Angra do Heroísmo, no entanto já desenvolvemos outros circuitos para a restante ilha”, explicou Filipa. Para já há audioguias “nas cinco línguas mais procuradas nos Açores: português, inglês, espanhol, francês e alemão”.

O objetivo é aumentar esse número. “Somos a primeira cidade portuguesa a ser classificada Património Mundial e dos poucos núcleos históricos a ter essa classificação. E isso é pouco conhecido”, continuou a técnica superior de animação sócio-cultural.

Outra diferença é que têm cobertura de vidro retrátil e panorâmica que permite estar descapotável ou totalmente fechada em menos de um minuto, dada a imprevisibilidade do clima no arquipélago. Mas o veículo, que tem 22 lugares sentados, foi especialmente criado para a empresa e as medidas específicas, de forma a não bater, por exemplo, “no arco do Monte Brasil”.

Até o design foi pensado ao pormenor. “O nosso autocarro dá muito nas vistas. Usamos o verde e o azul de base por estarem associados à natureza e aos Açores. E pusemos imagens dos edifícios de Angra de um lado e da Praia da Vitória do outro, porque toda a ilha tem edifícios históricos de relevo”, acrescentou Nancy Pinheiro.

A AzorBus tem um mar de possibilidades. Além da variedade de circuitos pela ilha, é possível personalizar o serviço, indo sempre ao encontro da satisfação do cliente. “Muitas vezes vêm sem planos e temos de criar o circuito ao cliente. Se gostam de passeios a cavalo, whale watching ou outras atividades das nossas parcerias”, exemplificou Nancy. Através de parcerias, a AzorBus já operou em outras ilhas do arquipélago, organizando toda a logística a quem quer visitar os Açores.

A sede da AzorBus é na principal artéria de Angra, na rua da Sé. Trata-se de uma loja com diversos produtos regionais, onde o cliente pode fazer uma degustação, e com uma área dedicada a artistas açorianos. “Somos a única loja da ilha com certificado Marca Açores”, frisou Filipa. “Como é um produto de excelência, o cliente volta”, garantiu Nancy. O futuro prevê-se, assim, correr sobre rodas.