Atualidade Notícias

Agricultura 4.0, uma resposta ao desenvolvimento sustentável

Os desafios da agricultura serão enormes nos próximos 30 anos. A procura de alimentos deverá subir em 70% e será necessário aumentar a produção alimentar sem prejudicar o ambiente. Hoje, é possível aplicar tecnologias de vanguarda às culturas agrícolas. A chamada agricultura 4.0 está a caminho.

A realidade da agricultura 4.0 parece ter conquistado uma nova dimensão com o projeto Antartes, financiado pelo programa Horizon da Comissão Europeia. É no Instituto Bio Sense em Novi Sad, na Sérvia, onde um grupo de cientistas desenvolve um sistema de produção agrícola que inclui robôs, sensores, drones, imagens de satélite e análise de dados em tempo real. A redução do impacto ambiental da agricultura é um dos objetivos do projeto.

Graças às microtecnologias e nanotecnologias é possível avaliar o estado das culturas e do solo e detetar eventuais doenças numa fase inicial. O projeto desenvolve pequenos sensores que permitem obter informações importantes para o agricultor. Desde a humidade do solo – oferecendo uma melhor gestão na quantidade de água usada no processo de irrigação -, até à quantidade de alimento disponível no solo para as plantas e a quantidade de nitrogénio.

Os investigadores sérvios desenvolveram uma série de projetos-piloto para testar as novas tecnologias em situação real. Também a inteligência artificial, num conceito de big data, tem sido utilizada para uma análise de aspetos que não são óbvios numa primeira impressão.

Identificar doenças

Na agricultura 4.0, tudo tem como base uma plataforma digital onde os agricultores têm acesso a informações provenientes de várias fontes: robôs, algoritmos, drones, estações meteorológicas e dados do satélite europeu Copernicus, tudo em tempo real, facilitando tomadas de decisão para as culturas.

O sistema integra uma aplicação que permite recolher dados sobre as culturas e obter uma estimativa da produção.  Um robô autónomo pode recolher amostras e enviar a informação em tempo real, o que permite gerir cada pedaço de terra de forma individualizada, o que ajudará o agricultor a ser mais eficiente.

A agricultura e, em particular, a criação industrial de gado, representa um quarto das emissões de gases com efeito de estufa, a nível mundial.

Soluções made in Portugal

A agricultura 4.0 também já tem representantes portugueses, startups que oferecem tecnologias e soluções para rentabilizar com maior eficiência o mais variado tipo de culturas.

A Agroop Cooperation é um desses exemplos, que utiliza um multisensor Stoock que monitoriza vários parâmetros relativos às plantas, dados que ficam alojados numa cloud e que podem ser analisados na app Agroop Cooperation.