Atualidade Ciência e Tecnologia Notícias

Quidgest lança Observatório Internacional para a Inteligência Artificial

Estudo pretende avaliar a viabilidade da utilização multidisciplinar da Inteligência Artificial, explorando as suas potencialidades e identificando oportunidades para otimização de resultados.

A Quidgest, multinacional de origem portuguesa vanguardista na utilização de Inteligência Artificial (IA) para a criação automática de software, anunciou o lançamento de um Observatório Internacional dedicado ao estudo e à avaliação do impacto da IA na Transformação Digital das organizações e da sociedade. Perante a influência crescente da IA, a empresa pretende aprofundar a compreensão de como é possível alavancar este fenómeno para o crescimento, inovação e a reinvenção contínua de práticas e processos.

“O objetivo deste Observatório é investigar, compreender e dar a conhecer as principais tendências, competências em evolução e soluções digitais necessárias ou em implementação, nos diferentes setores, para aproveitar eficazmente as novas tecnologias de IA (com destaque para a IA Generativa) propícias à democratização do conhecimento, à automatização, à inovação e à criação de valor”, ressalvou João Paulo Carvalho, Cofundador e Senior Partner da Quidgest.

A empresa apelou à participação, uma vez que isso será “essencial para identificar todo o impacto, atual e futuro, nos diversos setores económicos”, explicou o cofundador. “Tal permitirá obter uma melhor compreensão do acréscimo de eficiência, capacidade de resolução de problemas, inovação e eficácia estratégica (potencial estratégico) da Transformação Digital. Os resultados, partilhados por todos, ajudarão a maximizar os benefícios da IA e, ao mesmo tempo, a mitigar os seus desafios”, acrescentou ainda.

Qualquer pessoa pode fazer parte deste estudo, sendo que o questionário está disponível para resposta até ao dia 31 de maio. O Observatório garante o anonimato de todos os participantes e, assim que apurados e organizados para divulgação, os resultados serão partilhados com todos os intervenientes.