Atualidade Notícias

Ambatlântico oferece viagens a Boston à pequena Margarida

A pequena Margarida precisa de realizar uma cirurgia que só existe em Boston, nos Estados Unidos da América e que os pais não conseguem pagar. Depois da reportagem da jornalista da TVI, a empresa Ambatlântico Ambulâncias juntou-se à causa e ofereceu as viagens da menina que vive nos Açores, até ao Boston Children’s Hospital, onde poderá realizar a cirurgia que necessita.

A história de Margarida Fontes, menina açoriana que protagonizou a reportagem de Alexandra Borges, emitida pela TVI no Dia de Natal, comoveu os portugueses e está a gerar uma onda de solidariedade.

Margarida Fontes, de 7 anos, foi diagnosticada com uma doença pulmonar crónica grave. A jornalista da TVI, Alexandra Borges, conduziu uma reportagem sobre a história da menina açoriana que está a emocionar os portugueses. Margarida vive diariamente presa a uma botija de oxigénio e espera que o seu problema esteja resolvido brevemente. A menina espera por um transplante pulmonar – uma cirurgia delicada que só pode ser realizada em Barcelona, quando tiver 11 anos de idade, através de um dador que tenha perdido a vida e o órgão esteja totalmente funcional.

A menina de sete anos que sofre de uma grave doença pulmonar que a impede de respirar naturalmente, precisa de realizar uma cirurgia que só existe, em Boston, nos Estados Unidos da América, que os pais não conseguem pagar. A criança, que é natural dos Açores, está na lista de espera de um transplante pulmonar, que só poderá ser feito em Barcelona, mas apenas quando completar 11 anos. Porém, existe a possibilidade de fazer essa mesma operação sem esse longo período de espera, em Boston, nos Estados Unidos, onde não existe o requisito da idade e, por isso, poderia ser operada assim que conseguisse um dador.

O elevado custo desta cirurgia impossibilita esta família de sonhar mais alto. O pai é pedreiro e a mãe foi obrigada a despedir-se para garantir que, ao longo de todo o dia, o oxigénio nunca falte à filha. Em vez de ficar de braços cruzados, Margarida tem utilizado a doença para inspirar outras pessoas.

Depois da reportagem da jornalista da TVI, a empresa Ambatlantico Ambulâncias juntou-se à causa e pretende oferecer as viagens iniciais da menina que vive nos Açores, até ao Boston Children’s Hospital, onde poderá realizar a cirurgia que necessita.

A reportagem que comoveu os portugueses

A TVI reservou para o Dia de Natal a emissão de uma reportagem muito especial. Logo depois do Jornal das 8, o canal de Queluz de Baixo passou uma reportagem da autoria de Alexandra Borges que conta a história de uma menina com um grave problema de saúde.

Margarida Fontes tem apenas sete anos, mas conta com uma enorme experiência de vida devido à grave doença crónica diagnosticada há cerca de um ano. Essa condição de saúde impossibilita-a de ter uma vida ‘normal’ e obriga-a a depender de um tubo de oxigénio 24 horas por dia.

Com o passar dos vários anos de luta diária, Margarida tem mostrado toda a sua coragem e esperança. Através dos vídeos que faz, tornou-se uma verdadeira influenciadora e apela por ajuda ao povo português.

“Estamos a ser inundados por mensagens e telefonemas de muitos espectadores, que querem ajudar a Margarida. Estamos emocionados com tamanha solidariedade, mas infelizmente não conseguimos responder a cada mensagem, individualmente. Para quem desejar, aqui fica o NIB da mãe da Margarida. Obrigada por terem visto a reportagem! PT50003602119910602506059″, pode ler-se na publicação das redes sociais.