Saúde e Bem-Estar

Clínica Dentária Fenix: “O nosso objetivo é devolver a autoestima ao paciente”

Com especialidade de implantes dentários, ortodontia e preenchimento facial, a Fenix, nascida no Entrocamento, já se tornou uma referência na área saúde oral. Marcelo Thomé e Maria Pinto, co- fundadores da clínica, falaram com a IN e fizeram um balanço da década de atividade.

A clínica dentária Fenix nasceu no Entrocamento em 2009. Em Junho completou dez anos e o balanço do período é muito positivo. “Foi sempre a crescer – uma luta muito bonita”, explica Maria Pinto. “Começamos com apenas uma cadeira e agora já temos sete”, conta Marcelo Thomé. “Em dez anos, já chegamos ao paciente dez mil. Temos um crescimento saudável e sustentável”, conclui.

“Eu trabalhava com o doutor Marcelo e numa brincadeira falamos em abrir uma clínica. Depois começamos à procura de um espaço e nasceu a clínica. O início foi comigo, com o doutor Marcelo e com o doutor Roberto Viu”, recorda Maria. Atualmente, a Fenix já emprega 15 funcionários e tem uma segunda clínica no Estoril.

A aposta na tecnologia e na formação são os pilares do desenvolvimento desta referência na saúde oral. “O paciente entra aqui e já não precisa de ir fazer nenhum exame fora porque temos toda a tecnologia necessária”, resume Marcelo.

Se a tecnologia é importante, o fator humano não é descurado e Maria e Thome concordam que tem um peso muito importante naquilo que a Fenix é hoje. “A equipa tem que ser um todo. Começando na receção, passando para um médico que analisa o caso e que o reencaminha para o especialista mais adequado para resolver o problema”, descreve Maria Pinto.

É de sublinhar que durante a década de atividade, a clínica foi estabelecendo vários acordos e convénios nomeadamente com a ADSE, SAMS Quadros, Companhia de Seguros Açoreana, Ageas Seguros, ADM/IASFA, AdvanceCare, Médis/CTT, Allianz, BPI, Multicare, PSP e GNR.

Responsabilidade social

Anualmente atende-se mais de cinco mil pacientes na clínica Fenix. “70 por cento da população portuguesa tem falta de dentes. As pessoas procuram-nos porque têm dificuldade em sorrir e não têm uma mastigação satisfatória. O nosso objetivo é devolver a autoestima ao paciente”, explica.

A relação médico-paciente é um dos pontos fortes da Fenix. “A nossa relação com os pacientes é a melhor possível. Eles sentem-se em casa aqui e dizem-nos isso”, diz Marcelo Thomé. “Além disso, damos condições ao paciente para que consiga concluir o seu tratamento”, destaca Maria Pinto.

Esse apoio surge em várias formas e uma delas é a possibilidade de fazer o pagamento dos tratamentos de forma faseada. “Claro que o tratamento tem que ter um valor, mas permitimos que pague parceladamente”, conta a co-fundadora, acrescentando que “as pessoas ficam sensibilizadas com a ação e com menos ansiedade”.

A saúde oral aliada à estética

Outra especialidade da Fenix é a estética facial. Contudo, para o fundador da clínica “ainda é complicado associar a estética à saúde oral. Muitos pacientes não têm a dentição completa ou têm dentes em péssimo estado”, sublinha.

Ainda assim, na Fenix decidiu apostar-se na estética aliada à ortodontia com alinhadores invisíveis. “Utilizamos os alinhadores da Esthetic Eyeliner, a marca que mais fabrica alinhadores no Brasil”, conta o dentista.

“As pessoas ainda não têm consciência dos problemas bucais que têm. Está a mudar, mas ainda há um longo caminho para percorrer”, mas isso não implica que não haja uma fatia da população cada vez mais preocupada com a estética. “O futuro do mercado é ter clínicas viradas apenas para a estética”, prevê Marcelo Thomé.

Estamos com um aumento do número de pacientes e especialidades. Os nossos profissionais são muito competentes e estão cada vez mais qualificados. Apenas não temos mais por onde crescer fisicamente. “O futuro é risonho”, diz Marcelo ThThomé.