Atualidade Notícias

Candidaturas para o concurso BluAct abrem a 9 de fevereiro

A Câmara Municipal de Matosinhos está a promover o concurso BluAct, com o objetivo de estimular novas ideais que apoiem a economia do mar, no âmbito do empreendedorismo sustentável. O concurso está aberto a qualquer tipo de empreendedor e também a empresas, devidamente legalizadas, e com menos de quatro anos.

 As candidaturas para o concurso BluAct vão decorrer entre 9 e 23 de fevereiro, sendo no final selecionadas as dez melhores ideias de negócio, relacionadas com a economia do mar. Os mentores dos projetos irão posteriormente participar num programa de desenvolvimento de ideias, no Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, com a duração de quatro dias e no final deverão realizar um pitch.  A  2 de março serão apresentadas as três melhores ideias, durante a cerimónia de prémios relativa a esta dinâmica. Quanto aos três vencedores, irão ter direito a um programa de aceleração e incubação de empresas, no Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, durante um ano. Está ainda previsto um prémio extra, patrocinado pelo Super Bock Group, para uma ideia de negócio que se foque nas reduções de plástico.

Os concursos podem no entanto inserir-se em áreas diversificadas, incluindo os setores do turismo, indústria, investigação, formação, desporto, moda, ou outros, tendo obrigatoriamente de obedecer a um critério: o projeto deve ter um impacto significativo na economia do mar.

As candidaturas devem ser submetidas através de uma plataforma online e o município de Matosinhos está agregado a seis cidades parceiras integradas à BluAct, sendo elas Burgas (Bulgária), Galati (Roménia), Mataro (Espanha) Ostende (Bélgica), Salerno (Itália) e Pireu (Grécia). Em www.cm-matosinhos.pt/p/BluAct  encontra-se disponível o formulário de candidatura e todas as normas subjacentes ao concurso.