Mundo Empresarial Turismo

A excelência das praias de Vila Nova de Gaia

É no concelho de Vila Nova de Gaia que estão algumas das melhores praias de Portugal. O areal com frente marítima estende-se ao longo de 18 quilómetros, de várias praias com Bandeira Azul.

Vila Nova de Gaia orgulha-se de ter praias de excelente qualidade, sendo motivo de atração para residentes e turistas que encontram na orla marítima condições naturais únicas para a fruição balnear. Além da beleza natural, as praias de Gaia dispõem de meios tecnológicos que permitem uma interação permanente com aqueles que as visitam, através de uma aplicação onde é possível reportar anomalias ou oportunidades de melhoria, para proporcionar aos frequentadores a melhor experiência. Numa grande parte das praias existem sistemas wi-fi que permitem aos banhistas aproveitar as facilidades de comunicação e de obtenção de informação relevante: restaurantes, locais de interesse patrimonial, ambiental e histórico, zonas de diversão, entre outros.

Bandeira Azul e Praias Acessíveis

O galardão da Bandeira Azul, atribuído a 19 águas balneares de Vila Nova de Gaia, que incluem mais de duas dezenas de praias concessionadas com todas as infraestruturas de apoio, segurança e vigilância exigidas, resulta do trabalho rigoroso e exigente desenvolvido ao longo de todo o ano. Os resultados obtidos espelham o contínuo e enorme esforço de reabilitação e
renaturalização de ribeiras e cursos de água em todo o concelho, e resultam também da existência de um sistema eficaz e consolidado de tratamento e gestão das águas residuais e pluviais. Gaia tem, ainda, cumprido todos os requisitos estabelecidos pela Associação Bandeira Azul da Europa a nível da qualidade da água balnear, da gestão da zona balnear, na área da educação ambiental, serviços e segurança. Desde 2018, fruto da colaboração do município com a Douro Marina, foi associada às Bandeiras Azuis das Praias a Bandeira Azul da Marina, a única a norte de Lisboa a obter esta distinção.

Na sua generalidade, as praias de Gaia dispõem de acessibilidades adequadas a todos. Em Canide Norte, Valadares Sul, Senhor da Pedra, Miramar e Aguda, por exemplo, estão reunidas todas as condições para que pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada possam desfrutar de uma ida à praia sem qualquer condicionalismo, podendo aceder com facilidade a todos os serviços e ir a banhos, uma vez que existem cadeiras anfíbias adequadas para o efeito.

Gestão das praias

Este ano, devido à nova realidade provocada pela Covid-19, as praias de Gaia cumprirão, integralmente, as recomendações da DGS. Nesse sentido, têm sinalética específica de entrada/saída de praia, dispensadores de álcool-gel nas entradas, uma bandeira informativa da lotação da praia e, numa medida adicional, contam com a presença de sessenta assistentes de praia, contratados pelo Município, que auxiliam os visitantes no acesso à praia e dão informação e conselhos práticos.

Regras de segurança

Este verão, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e o afastamento de três metros entre guarda-sóis, toldos ou colmos. Além deste distanciamento físico de segurança, os cidadãos devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como evitar o acesso a praias com ocupação elevada ou plena, informação que irá ser atualizada de forma contínua, em tempo real, na aplicação InfoPraia, na página da internet da APA.