Empreendedorismo Turismo

A excelência das praias de Vila Nova de Gaia

É no concelho de Vila Nova de Gaia que estão algumas das melhores praias de Portugal. O areal com frente marítima estende-se ao longo de 18 quilómetros, de várias praias com Bandeira Azul.

Vila Nova de Gaia orgulha-se de ter praias de excelente qualidade, sendo motivo de atração para residentes e turistas que encontram na orla marítima condições naturais únicas para a fruição balnear. Além da beleza natural, as praias de Gaia dispõem de meios tecnológicos que permitem uma interação permanente com aqueles que as visitam, através de uma aplicação onde é possível reportar anomalias ou oportunidades de melhoria, para proporcionar aos frequentadores a melhor experiência. Numa grande parte das praias existem sistemas wi-fi que permitem aos banhistas aproveitar as facilidades de comunicação e de obtenção de informação relevante: restaurantes, locais de interesse patrimonial, ambiental e histórico, zonas de diversão, entre outros.

Bandeira Azul e Praias Acessíveis

O galardão da Bandeira Azul, atribuído a 19 águas balneares de Vila Nova de Gaia, que incluem mais de duas dezenas de praias concessionadas com todas as infraestruturas de apoio, segurança e vigilância exigidas, resulta do trabalho rigoroso e exigente desenvolvido ao longo de todo o ano. Os resultados obtidos espelham o contínuo e enorme esforço de reabilitação e
renaturalização de ribeiras e cursos de água em todo o concelho, e resultam também da existência de um sistema eficaz e consolidado de tratamento e gestão das águas residuais e pluviais. Gaia tem, ainda, cumprido todos os requisitos estabelecidos pela Associação Bandeira Azul da Europa a nível da qualidade da água balnear, da gestão da zona balnear, na área da educação ambiental, serviços e segurança. Desde 2018, fruto da colaboração do município com a Douro Marina, foi associada às Bandeiras Azuis das Praias a Bandeira Azul da Marina, a única a norte de Lisboa a obter esta distinção.

Na sua generalidade, as praias de Gaia dispõem de acessibilidades adequadas a todos. Em Canide Norte, Valadares Sul, Senhor da Pedra, Miramar e Aguda, por exemplo, estão reunidas todas as condições para que pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada possam desfrutar de uma ida à praia sem qualquer condicionalismo, podendo aceder com facilidade a todos os serviços e ir a banhos, uma vez que existem cadeiras anfíbias adequadas para o efeito.

Gestão das praias

Este ano, devido à nova realidade provocada pela Covid-19, as praias de Gaia cumprirão, integralmente, as recomendações da DGS. Nesse sentido, têm sinalética específica de entrada/saída de praia, dispensadores de álcool-gel nas entradas, uma bandeira informativa da lotação da praia e, numa medida adicional, contam com a presença de sessenta assistentes de praia, contratados pelo Município, que auxiliam os visitantes no acesso à praia e dão informação e conselhos práticos.

Regras de segurança

Este verão, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e o afastamento de três metros entre guarda-sóis, toldos ou colmos. Além deste distanciamento físico de segurança, os cidadãos devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como evitar o acesso a praias com ocupação elevada ou plena, informação que irá ser atualizada de forma contínua, em tempo real, na aplicação InfoPraia, na página da internet da APA.

Sobre este autor

Jorge Teixeira

Adicionar Comentário

Escrever comentário