Destaque Mundo Empresarial Turismo

Praia do Carvoeiro: Uma das mais belas praias da Europa

A cada ano Lagoa soma novos reconhecimentos do turismo internacional. A praia do Carvoeiro já foi considerada a mais bela da Europa, os Sete Vales Suspensos são um dos melhores destinos para caminhadas e os prémios vão-se somando, ano após ano. Há ainda a formação rochosa mais famosa – e fotografada – do Algarve, que fica a 150 metros da praia de Benagil, e já foi distinguida várias vezes com títulos internacionais.

Foram necessários mais de 20 milhões de anos para a Natureza construir este troço de costa encantado, o tempo suficiente para conter 10 vezes toda a pré-história e história da humanidade. Este troço ímpar da costa Algarvia, com aproximadamente 17 km, é verdadeiramente inesquecível. A beleza natural das arribas alcantiladas só é ultrapassada por um mar de um azul
límpido, a beijar pequenas praias, reconhecidas internacionalmente,
cheias de acolhedores recantos naturais.

Este ano, o pavilhão da “Bandeira Azul da Europa” flutua em 6 praias do concelho (Vale Olival, N. S. da Rocha, Vale Centeanes, Carvoeiro, Caneiros e Praia Grande- Ferragudo), atestandoa excelência e o cumprimento de um rigoroso conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.

Ainda nesta época balnear a Praia de Carvoeiro e de N. S. da Rocha, receberam a distinção de “Praia Acessível” resultante do cumprimento de normas que facilitam o uso dos areais por pessoas com mobilidade condicionada, designadamente a disponibilização de cadeiras anfíbias que permitem a ida a banhos a este grupo especial de utentes.

Neste tempo que vivemos e apesar das novas exigências na utilização dos areais, as praias de Lagoa estão a ser geridas de forma a que continuem a serem usufruídas pelos residentes e visitantes da melhor forma possível, sem nunca comprometer as regras de segurança e distanciamento, dispondo de um sistema de sensores que permite conhecer o nível de lotação de cada zona balnear. Este é um sistema de contagem automática das entradas e saídas em cada praia, em tempo real, possibilitando aos utentes consultar informação sobre o nível de lotação de cada zona, antes de deslocar-se para a praia, e fazer uma escolha mais segura e consciente, através da APP info Praia. O Município de Lagoa reforçou ainda o dispositivo de assistência a banhistas, colocando ao serviço duas motas de
água e mais nadadores salvadores, nas praias não concessionadas. Em algumas praias, onde foi possível, foram diferenciadas as entradas e saídas das praias de forma a minimizar o cruzamento entre as pessoas que entram e saem.

Estas foram as medidas que o Município de Lagoa adotou, para que todos possam usufruir das magníficas praias do concelho, com toda a segurança.