Turismo

Hotel Faro: Um Hotel entre a cidade e a praia

Hotel Faro

Com mais de 70 anos de história, o Hotel Faro, localizado no centro histórico da cidade, é o sítio perfeito para quem deseja uma experiência única. Com apostas que vão desde visitas ao centro histórico até um Beach Club na praia de Faro, escolher este hotel é garantir uma estadia agradável e completa.

Em 1946 abriu ao público, o Hotel Aliança em frente à doca de Faro. Esta unidade hoteleira “veio colmatar a lacuna que existia então” e ainda hoje continua a ser “uma referência na cidade”, conta-nos a sua Diretora Geral, Sofia Hipólito. Alguns anos depois, o Hotel sofreu algumas adaptações e passou a chamar-se Hotel Faro. No final dos anos 90, o antigo edifício foi demolido e deu lugar a um edifício mais moderno, inaugurado em 1999. Mais recentemente, os cinco pisos passaram a contar com 90 quartos e suites, um restaurante panorâmico, um rooftop bar, uma piscina de hidroterapia, um pequeno SPA, ginásio, salas de conferências e um Beach Club na praia de Faro. Sempre em busca de se superar, o Hotel Faro renovou o mês passado a sua receção para “poder acolher ainda melhor os seus clientes”.

O Hotel Faro goza de uma “localização híbrida, em que o cliente pode visitar o centro histórico ou a zona comercial de Faro, mas também fazer passeios de barco na Ria Formosa ou desfrutar das suas praias”. “A Ria Formosa, de onde estamos a um passo, para onde estamos voltados e de sobre a qual temos vista do nosso rooftop é excelente para passeios de barco, que podem levar os clientes às praias, algumas delas desertas”.
Esta unidade já foi, por duas vezes, considerado “o melhor Rooftop view Hotel da Europa, pelos prémios World Luxury Hotel Awards”.

“Também importante referir, que o Hotel se encontra na rota da Estrada Nacional 2, tão em voga nos nossos dias”, relembra Sofia Hipólito.

A baixa de Faro, onde está localizado o Hotel, compreende um sem fim de lojas, restaurantes e cafés. O centro histórico, que se avista do Hotel Faro & Beach Club, “é um verdadeiro deleite e uma das suas entradas é o famoso Arco da Vila, inaugurado em 1812 e de inspiração neoclássica”. Perto do Centro histórico, está localizado o Centro de Ciências Vivas de Faro, com vista para a Ria Formosa, Parque Natural classificado como umas das 7 maravilhas naturais de Portugal.

O Hotel Faro tem parcerias com empresas que “guiam os turistas de forma muito bem-disposta, pelas ruas da Vila Adentro, outro nome que é dado a esta zona da cidade”. Na praia de Faro, onde o Hotel tem o seu Beach Club, “é possível fazer os mais variados desportos náuticos como surf, windsurf ou canoagem”.

Detentor do selo Clean & Safe, conferido pelo Turismo de Portugal, e num rigoroso cumprimento das medidas de proteção contra o Covid-19, o Hotel Faro colocou ao dispor dos seus colaboradores, hóspedes e clientes, “dispensadores de desinfetante em vários locais da unidade hoteleira”. O hóspede, pode fazer um pré check-in, evitando assim tempo de espera e burocracias. Mais ainda, como explica a Diretora, “todos os hóspedes receberão à chegada, um kit de proteção, com máscara, luvas e desinfetante”.

“Várias outras medidas foram implementadas, como o distanciamento social, rigorosos procedimentos de higienização dos espaços comuns e quartos, reforço no serviço de quartos e implementação de horários individualizados para utilização do ginásio e SPA”.

O Hotel Faro & Beach Club, “nos últimos anos tem sido claramente um caso de sucesso”. Para o futuro, “os projetos são sempre muitos e um Hotel necessita de estar em permanente atualização. Temos alguns projetos em desenvolvimento, mas dada a atual conjuntura, não sabemos em que momento iremos avançar. Estamos otimistas no futuro e certos de que ultrapassaremos esta crise e sairemos ainda mais fortes dela”, conclui.