Turismo

Turismo Centro de Portugal anunciou novos projetos durante a BTL

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – recebeu a apresentação de diversos projetos turísticos estruturantes do Turismo Centro de Portugal, contando até com a visita do Presidente da República no dia em que a região ganhou duas novas estações náuticas certificadas.

O Turismo Centro de Portugal anunciou na BTL que vai contar com mais duas estações náuticas certificadas, isto é, com novas atividades náuticas que oferecem todas as condições de segurança, em Penamacor e Pedrógão Grande. Contudo, a organização não se ficou por aqui e apresentou inúmeros projetos turísticos de diferentes municípios e regiões.

A CIM Beiras e Serra da Estrela apresentaram produtos e experiências turísticas inovadoras: o projeto “Viaja Pela Tua Serra da Estrela”, a Trienal Internacional de Design da Covilhã, o filme “Figueira de Castelo Rodrigo, história, tradições, património e eventos”, a iniciativa “Fundão, Força da Natureza”, o “Guarda Wine Fest”, a Feira Medieval de Pinhel e a programação anual de Gouveia e Trancoso. Para além disso, ainda foi realizada uma experiência gastronómica com Licores e Carrapinhadas da Covilhã, Cereja do Fundão e vinhos da CVR Beira Interior. Já a região de Coimbra não podia deixar de dar a conhecer os Itinerários Napoleónicos – uma extensa rede de rota históricas que nos fazem transportar até às invasões francesas em Portugal. E ainda promoveu a marca Mondego Bussaco. Fátima dinamizou uma mesa-redonda relacionada com os Caminhos de Fátima, no qual marcou presença a vice-presidente do Turismo do Centro, Anabela Freitas. O Turismo religioso é “uma oportunidade para acrescentar novos produtos turísticos à oferta da região”, afirmou.

Os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia juntaram-se para lançar o projeto “Terras da Transumância”, com o fim de valorizar a tradição pastoril e a prática da transumância – deslocação sazonal de rebanhos e pastores, acompanhando “as alterações naturais, sociais e culturais das paisagens envolventes”. Foi durante esta apresentação que o presidente da República visitou o stand do Centro de Portugal, chegando a subir a palco para elogiar o projeto.

Outro grande projeto apresentado na BTL e que ultrapassa fronteiras, é a “A Grande Rota GR22” ou “Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal”. Uma iniciativa que convida a explorar o património destas aldeias, com participação de Espanha. É uma rota com quase 900 quilómetros, dinamizando atividades ao ar livre.

A região de Aveiro também pôde apresentar a “Grande Rota Ria de Aveiro”; O “RAW – Regata Anual de Moliceiros”; o “Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes (Anadia”) e a “Maratona da Europa – Aveiro 2024”. Não poderiam faltar as degustações de espumante, ovos moles e pão de ló de Ovar.