Destaque Gastronomia | Vinhos

Cervejaria Gazela: Os famosos cachorrinhos estão de volta!

Os famosos cachorrinhos da Cervejaria Gazela estão de volta! Os cachorros quentes são servidos num pão tostado e crocante, com salsicha fresca e linguiça envolvidas em queijo e num molho de receita especial. Estes petiscos, que deram fama à casa, em tempos foram para a mesa inteiros, mas agora são fatiados, porque os clientes assim preferem, diz o dono da casa, Américo Pinto.

No ano passado, os cachorrinhos do Gazela foram eleitos uma das cinco “especialidades da casa”, à escala mundial, nos prémios The World Restaurant Awards, ao lado de petiscos de Itália, Japão, Índia ou Hong Kong. Já em 2017 aqueles cachorros quentes tinham adquirido especial protagonismo, aquando da visita do falecido chef Anthony Bourdain, durante as gravações do seu programa. No ano seguinte, o Gazela ganhou
um segundo espaço, na Rua de Entreparedes, perto da casa-mãe. É lá que agora são levantados os cachorros quentes para levar para casa, entre outras propostas, como prego em pão, pica-pau ou francesinha.

A Cervejaria Gazela está de portas abertas desde 1962 e Américo Pinto, o seu atual proprietário, trabalha lá desde 1970. É “o elemento mais antigo da casa” e garante que “a maneira de trabalhar é a mesma desde sempre. O nosso cachorro hoje é igual ao que comíamos há 40 anos, quando a francesinha ainda nem existia no Porto”. O famoso cachorrinho, “quente, picante e estaladiço”, é feito com “linguiça e uma salsicha fresca, queijo derretido e servido em pão torrado e molho picante”. Pela Cervejaria passam, todos os dias, “portuenses e turistas”. “Os maiores avaliadores de comida, fazem questão de visitar a Cervejaria Gazela, quando querem conhecer os petiscos da nossa cidade”. Na carta, para lá do cachorrinho, podemos também encontrar prego no pão e a francesinha. Aliás, Américo garante: “a nossa francesinha não deve nada a nenhuma outra do grande Porto. Trabalhamos com as melhores carnes, temos um pão como mais ninguém e guardamos alguns segredos”.

Quando se pensa na Cervejaria Gazela, pensa-se no espaço pequeno da Travessa Cimo de Vila, “de balcão tradicional e com uma longa fila de espera”. Mas agora, e sobretudo “para dar resposta ao número de visitantes que não para de aumentar”, Américo decidiu abrir um novo espaço. Há dois anos que existe na Batalha uma Nova Cervejaria Gazela, na rua de Entreparedes. “Um espaço bem maior, mais acolhedor e requintado, mas onde a qualidade na comida se mantém”.

Isto e muito mais fazem da Cervejaria Gazela Gazela um restaurante de referência na cidade Invicta, onde cada cliente é cumprimentado de mão. “Temos um nome e uma qualidade a defender e nunca iríamos conseguir manter este estatuto, com um restaurante a trabalhar sem a minha supervisão”.

Américo Pinto

Depois do estado de emergência, a Cervejaria Gazela torna a abrir as suas portas. Mas, se preferir, os célebres cachorrinhos do Gazela podem ser levados para casa. A cervejaria portuense, que em 2017 deu especialmente nas vistas, ao receber a visita do mediático chef Anthony Bourdain, retomou a atividade incluindo regime de take-away. O serviço está em vigor no espaço mais recente, no número 8 da Rua de Entreparedes.


Tv. Cimo de Vila, 4 | 4000-434 Porto
Rua de Entreparedes, 8-10 | 4000-434 Porto
76 CORPORATE MAGAZINE JULHO
DESTAQUE SABORES IN