Atualidade Notícias

10 Podcasts que tem de conhecer

Falam sobre tudo, da política ao futebol, dos Direitos Humanos às minudências da vida. Com mais ou menos humor, são monólogos e conversas que nos fazem rir, mas também refletir. Bem-vindos ao maravilhoso mundo novo dos podcasts, para ouvir sem hora nem lugar marcado.

Os sentidos do corpo humano não desligam e a audição, sempre aguçada, traz-nos histórias e sons que acabam por se transformar em ruído para o cérebro.  As playlists que ocuparam o lugar dos CD, os telemóveis que assumiram o papel dos velhinhos walkmans e os airpods que tiram os headphones demasiado grandes da carteira facilitam a tarefa de se ouvir aquilo que se quer quando se quer. Em qualquer lado.

Neste admirável mundo novo da diversidade, os podcasts ganham espaço e tempo das nossas vidas. É a junção de uma conversa de rádio, como tantas há por esse mundo fora, com duas inovações: podemos ouvir quando quisermos e não há tabu. No dia internacional do podcast a IN fez escolhe dez produções que deve ouvir.

Maluco Beleza

Rui Unas lançou o Maluco Beleza em 2012, com o objetivo de criar um espaço de conversa livre e descontraído. A cada episódio, o ator recebe um convidado diferente. Por lá já passaram nomes como Carlão, Diogo Morgado, Lili Caneças, Ana Guiomar ou Catarina Furtado. O que era inicialmente um podcast, foi-se transformando e agora também é possível assistir às entrevistas no YouTube.

ask.tm

Foi há três anos que o comediante Pedro Teixeira da Mota criou o ask.tm, um podcast onde responde às mais variadas perguntas do público. Política, superstições, séries, filmes e música são alguns dos assuntos abordados, sempre com um toque de humor. Com quase 200 episódios, este é um dos podcasts mais ouvidos em Portugal.

Sem Barbas na Língua

O comediante Guilherme Duarte e o escritor Hugo Gonçalves juntaram-se para, tal como os próprios descrevem, conversar “sem barbas na língua sobre temas polémicos e trivialidades, com seriedade, humor e coerência”. Publicam episódios novos regularmente e a pensar nos tempos em que vivemos. A dupla lançou, recentemente, dois episódios especiais sobre o surto de Covid-19, com os convidados Ricardo Mexia e Guilherme Duarte. É ouvir.

Fumaça

O Fumaça é um projeto de comunicação independente, com financiamento cooperativo. Que tipo de conteúdo é que pode encontrar lá? Entrevistas, reportagens, debates e até algumas séries sobre diferentes temáticas, como as alterações climáticas. No ano passado, recebeu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas na primeira edição do Podes 2019.

P24

O Verão avança rapidamente mas o mundo também não pára. Todas as propostas nesta lista são feitas para esqueceres o mundo e aproveitares o sol e o tempo livre, mas o Dr. Portcasts recomenda também um pequeno comprimido diário de informação para não ficares totalmente alheado da realidade. O Ruben Martins e os colegas do Público abordam um tema relevante e actual todas as manhãs, numa dose perfeita para consumir antes de começares a trabalhar para o bronze (ou mesmo enquanto o fazes).

Extremamente Desagradável

Esta rubrica de humor de “As Três da Manhã” está a cargo de Joana Marques, que se esforça sempre por ser “extremamente desagradável. O podcast pode ser ouvido em direto na Rádio Renascença de segunda a sexta, às 8h15 com repetição às 16h20 e às 6h45.

Fuso

Este podcast de comédia, apresentado pela youtuber Bumba na Fofinha, é recente, mas já conta com uma audiência invejável. Todas as semanas podem saber mais sobre as aventuras da portuguesa, a viver em Nova Iorque

Tubo de Ensaio

Noticiários em jeito de stand-up, temas “quentes”, coisas que irritam, projetos para o futuro, figuras públicas que fazem habilidades na rádio, soluções para os principais problemas da humanidade e muitas outras experiências para ocupar três minutos de rádio. Bruno Nogueira e João Quadros estão de novo na TSF, com a acidez e a irreverência de sempre.

De segunda a sexta, às 08h35 e 18h20. Aos domingos, às 09h35, em versão compacto semanal. O podcast conta com o sarcasmo já conhecido do humorista Buno Nogueira que aborda os mais variados temas da atualidade.

Aleixo FM

Uma vez por semana, Bruno Aleixo recebe em estúdio um ajudante, Busto ou Renato Alexandre, para um competente debate sobre um assunto pertinente. Ideal para ouvir opiniões definitivas! Bruno Aleixo é um personagem de animação digital português, apresentador do Aleixo FM.

Após 104 emissões, o programa Aleixo FM terminou a 26 de março de 2010. Aleixo FM regressou em setembro de 2015, desta vez numa base semanal, sendo transmitido às quartas-feiras na Antena 3. Posteriormente, em setembro de 2016, Bruno Aleixo estreou uma nova rubrica de rádio transmitida às segundas-feiras, em simultâneo com o programa das quartas feiras, a Aleixopédia. Apesar do programa das segundas-feiras manter o formato do Aleixo FM, a Aleixopédia é uma rubrica de tema único, música e cinema, nas primeira e segunda temporadas, respetivamente.

Porque Sim Não é Resposta

Filhos, amor, escolas e tribunais. De tudo isto fala o psicólogo Eduardo Sá de segunda a sexta ao fim da tarde, a seguir às 17h00, na Rádio Observador.

Neste podcast pode ouvir a opinião de um psicólogo sobre os mais variados assuntos, desde “Sobre os viciados no trabalho” até ao “Estamos a roubar a infância às crianças?“. Para além de uma temática abrangente, o podcast é gravado num tom descontraído e objetivo.