Ambiente Ciência e Tecnologia Mundo Empresarial

Ruralbit, a escolha inovadora para uma exploração mais eficiente

O gosto pela informática e a noção de que o sector pecuário nacional necessitava de soluções inovadoras levaram Manuel Silveira e Joana Espírito Santo, agrónomos de formação, a fundar a Ruralbit em 2006. A aposta em plataformas web, desenvolvidas de raiz a pensar na realidade nacional, e num modelo de negócio de software como serviço (SaaS) marcou a diferença num sector tradicionalmente conservador e foi a chave para a empresa ocupar um papel de relevância na informática agrícola nacional.

Com a plataforma Genpro, a Ruralbit veio preencher uma lacuna na gestão dos livros genealógicos. Atualmente esta plataforma é utilizada na gestão de 65 livros genealógicos de raças autóctones e exóticas, em Portugal e também em Espanha.

Para os produtores pecuários foi desenvolvida a plataforma e-Exploração, que permite o registo de toda a informação associada aos animais e à exploração pecuária utilizando-a para elaborar inúmeros relatórios e indicadores que ajudam a gestão diária da exploração. Os indicadores de produtividade por animal permitem não só refugar os animais menos produtivos como selecionar para pais das próximas gerações, os animais mais produtivos, caminhando-se assim para uma exploração mais eficiente.

A implantação dos equipamentos móveis levou ao desenvolvimento de uma plataforma Android (RCampo).  O registo dos dados feitos no campo, junto dos animais, diretamente para suporte informático, minimiza os erros e otimiza todo o processo de colheita de dados.

A Ruralbit tem um corpo técnico constituído por informáticos e por zootécnicos garantindo que a comunicação com o cliente seja fácil e direta. Este fator tem sido frequentemente apontado pelos clientes como um dos pontos fortes da empresa.

Atualmente uma das principais apostas da empresa está direcionada para a integração com outros sistemas, de que é exemplo a recente integração do e-Exploração com a base de dados oficial iDigital do IFAP, permitindo aos produtores garantir o rigor nos dados ali depositados. Também se desenvolveu a integração com sensores de recolha de dados nos animais, transformado o grande volume de dados assim recolhido em informação verdadeiramente útil para o produtor, na gestão diária da sua exploração.

Outra área de especial importância para a empresa é a internacionalização:  é o caminho lógico num mundo global e com plataformas web. A implementação do Genpro na gestão de raças em Espanha está a ser muito promissora.