Atualidade

Engenharia leva tudo e nada no ensino superior

As colocações da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, divulgadas no domingo, 8 de setembro, não deixam margem para dúvidas: os cursos de Engenharia ultrapassaram Medicina no ranking das médias mais altas. Ao mesmo passo, são também dos cursos que não conseguiram ocupar uma única vaga.

Engenharia Aeroespacial, do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, voltou ao topo da lista, graças à média de 18,9 valores, ultrapassando Engenharia Física e Tecnológica (com 18,8 valores), também no IST e anterior ‘líder’ do ranking. Os cursos de Bioengenharia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Engenharia e Gestão Industrial, igualmente na FEUP, partilham o terceiro lugar do pódio com 18,6 valores.

A melhor posição dos cursos de Medicina, que há alguns anos ocupavam os lugares cimeiros do ranking, é a quinta, graças ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto. O último colocado entrou com média de 18,5 valores.

No lado oposto, 38 cursos ficaram com as vagas por preencher, sem um único aluno colocado. Destes cursos, 25 estão ligados às engenharias, sendo sete de Engenharia Civil. O Politécnico de Bragança lidera, a nível de instituições, com oito cursos a zero.

Ainda assim, este ano o número de alunos colocados no ensino superior aumentou para os 44 500. As candidaturas para a 2ª fase decorrem de 9 a 20 de setembro, sendo esses resultados divulgados a 26 de setembro.