Atualidade Notícias

Nasceu uma bengala de auxílio aos invisuais… inteligente

A SmartCane é uma bengala de auxílio aos invisuais que alia as novas tecnologias à luta pela acessibilidade. A criação foi desenvolvida por Riya Karumanchi , uma jovem de apenas 15 anos, e promete ser revolucionária.

Inspirada pelas dificuldades que a avó de uma amiga tinha a locomover-se por ser invisual, Riya Karumanchi decidiu pôr mãos à obra e criar um dispositivo, inspirado na bengala tradicional , que fizesse uso de tecnologia de ponta para emancipar quem tivesse insuficiência invisual – a Smart Cane, em tradução livre, bengala inteligente.

Assim, Riya, que na altura da criação tinha apenas 15 anos, conseguiu aliar a acessibilidade à tecnologia e criar “um aparelho de assistência revolucionário para as pessoas com deficiência visual”, como descreve a criação, nas suas próprias palavras.

O aparelho em nada tem que ver com a tradicional bengala de auxílio que Riya apelida de “um simples pau que nunca foi atualizado”. A SmartCane consegue detetar se existe algum objeto no caminho, não apenas ao nível do chão, mas a qualquer altura que possa afetar o utilizador, aumentando a independência e segurança dos invisuais.

Para isso, Riya instalou sensores que fazem este reconhecimento e através de impulsos vibratórios dão indicação se o caminho a seguir será mais à esquerda ou mais à direita. A utilização de impulsos vibratórios permite que quem além de ter incapacidade visual também tenha insuficiência auditiva continue a tirar proveito da tecnologia.

Além disto, a bengala inovadora que Riya criou incluí um botão de emergência e a opção de transmitir a localização, através de tecnologia GPS, aos cuidadores ou familiares do utilizador. Desta forma, torna-se mais fácil pedir auxílio e ser independente e autónomo em segurança.

A invenção já reuniu investimento de várias entidades, como por exemplo a Microsoft, e Ryia conta atualmente com uma equipa de 11 pessoas com formação em diversas áreas para continuarem a desenvolver a SmartCane. O futuro passa por instalar uma câmara na bengala que auxiliada por tecnologia de inteligência artificial permita melhorar as potencialidades do dispositivo.

Fonte da imagem:
https://wewalk.io/
https://youtu.be/q4y2rUv4vAs