Atualidade Notícias

Oceano Pacífico: 35 anos de grandes músicas calmas

Oceano Pacífico

Já todos ouvimos grandes músicas calmas ao som do Oceano Pacífico, o programa de horário nobre – não tão nobre na rádio – da RFM. Hoje, o mítico programa completa 35 anos e as histórias à sua volta são muitas.

O Oceano Pacífico faz 35 anos e para comemorar a data, a RFM fez questão de receber n’o Café da Manhã , Marcos André – actual e primeira voz – e João Chaves – que foi a voz do programa durante 28 anos.

Slows e baladas são o que associamos hoje ao Oceano Pacífico, mas o programa não começou assim. João Chaves conta que quando foi convidado, por Jaime Fernandes, para o programa ficou algo reticente. Aceitou mas apenas quando lhe perguntaram: “O João Chaves é profissional ou não?”

O receio inicial – porque os programas da noite com sucesso nunca eram de música mas falados – não o deixou dormir durante a noite. Assim que lhe surgiu a ideia de transformar o Oceano Pacífico em um programa de baladas.

Um programa que molda o imaginário radiofónico nacional

O receio inicial era claramente despropositado e o programa das grandes músicas calmas rapidamente se tornou um importante momento do dia para os portugueses. João Chaves contou, n’o Café da Manhã, que pessoas já começaram a namorar e casaram ao som do programas.

Mas a história mais memorável é a da grávida, em trabalho de parto, que lhe pediu que colocasse o genérico do programa enquanto dava à luz. Na página de Facebook da rádio, os ouvintes são convidados a partilharem a história da sua relação com o programa de João Chaves e Marcos André.

Além disto, declarações de amor por encomenda, pedidos de músicas para a cara-metade e programas de rádios locais de slows inspirados no modelo do Oceano Pacífico são as memórias que marcam os 35 anos.

A importância do Oceano Pacífico molda o imaginário radiofónico dos portugueses e o Presidente da República não é exceção. Para assinalar a data, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de gravar uma mensagem direcionada a João Chaves e Marcos André.

O presidente felicitou as vozes do Oceano Pacífico por passarem boas músicas e recordou os tempos que passou a estudar ao som do programa enquanto concluía a sua formação académica.