Atualidade Notícias

Oportunidades de investimento para 2020

Independentemente do perfil mais ou menos defensivo, há uma etapa que nenhum investidor pode saltar: a criação de um fundo de emergência, com um montante equivalente a seis vezes o seu rendimento mensal (recomendado pela DECO). A regra de ouro do investimento diz que o risco e o retorno são inversamente proporcionais. Ou seja: se quer ganhar mais dinheiro tem de olhar para mercados com risco mais elevado. Para esta finalidade, terá de fazer vista grossa ao rendimento, aplicando esse dinheiro num produto com capital garantido e que, além disso, permita a sua mobilização a qualquer momento. Assim, se quer tirar algum rendimento do seu dinheiro, a IN apresenta-lhe algumas oportunidades de investimento para 2020.
@chrisliverani - unsplash.com

Independentemente do perfil mais ou menos defensivo, há uma etapa que nenhum investidor pode saltar: a criação de um fundo de emergência, com um montante equivalente a seis vezes o seu rendimento mensal (recomendado pela DECO).

A regra de ouro do investimento diz que o risco e o retorno são inversamente proporcionais. Ou seja: se quer ganhar mais dinheiro tem de olhar para mercados com risco mais elevado. Para esta finalidade, terá de fazer vista grossa ao rendimento, aplicando esse dinheiro num produto com capital garantido e que, além disso, permita a sua mobilização a qualquer momento. Assim, se quer tirar algum rendimento do seu dinheiro, a IN apresenta-lhe algumas oportunidades de investimento para 2020.

Imobiliário: o refúgio mais rentável

É a estrela do momento e vai continuar a brilhar em 2020. Investir as poupanças em imóveis é sempre uma aposta segura, mas poucas terão sido as vezes em que foi tão rentável. No geral, o setor continua a ter um bom potencial de valorização.

Comprar, reabilitar e vender pode ser uma das soluções para rentabilizar um imóvel. Para 2020 prevê-se uma maior procura pela procura de imóveis para arrendamento, justificada pela falta de oferta.

Bolsa

Ao comprar e vender ações pode conseguir obter rentabilidades superiores a 10 por cento, tendo ainda a possibilidade de ganhar uma percentagem dos lucros da empresa em questão. Hoje em dia, com um investimento de mil euros pode auferir bons retornos. Apesar das grandes variações da bolsa em 2019, derivado à guerra comercial entre Estados Unidos da América e China, o mercado da bolsa de valores continua a ser aliciante.

Na tecnologia 2019 ficou marcado pela ligeira recuperação de empresas como Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google, no entanto, para 2020 prevê-se um aumento na tendência da exploração espacial. Também a saúde (com as farmacêuticas) e as energias limpas representam áreas de forte crescimento.

“Crowdlending”

Uma tendência recente que tem atraído o interesse de cada vez mais investidores é o chamado “crowdlending“, ou empréstimos peer-to-peer (P2P), que na prática significam emprestar dinheiro a pessoas ou empresas através de plataformas na internet, que fazem a ligação entre quem está disposto a emprestar em troca de uma determinada taxa de juro e quem precisa de um empréstimo, mas que não quer ou não pode recorrer às habituais fontes de financiamento – os bancos.

Na maioria dos casos estamos a falar de pequenas e médias empresas, normalmente jovens e inovadoras, que têm dificuldade em obter crédito junto da banca e procuram alternativas de financiamento. Este tipo de investimento pode gerar facilmente retornos acima de 5 por cento, e a sua gestão é bastante simples. Por outro lado, e como na maioria dos investimentos, não há garantias totais de reembolso do capital, um fator que pode ser minimizado com a diversificação dos empréstimos.

Obrigações

Outra opção para investir o seu dinheiro é o mercado de obrigações que, à semelhança dos depósitos, são produtos de renda fixa. Significa isto que o rendimento destes produtos é fixado na altura da emissão e não se altera ao longo da duração da obrigação. Trata-se, por isso, de um investimento com maior previsibilidade e que oferece mais segurança, sendo privilegiado sobretudo por investidores de perfil mais conservador.

Os investidores podem aplicar o seu dinheiro em obrigações dos Estados ou das empresas sendo que, neste último caso, os riscos são relativamente maiores. Isto porque as empresas podem declarar falência, por exemplo, e deixarem de pagar os seus empréstimos, levando os obrigacionistas a perder o capital investido. Por esse motivo é recomendado que, dependendo do perfil de risco do investidor, se avalie o emitente dessa dívida, visto que há instituições mais resilientes do que outras.

Bondora

A Bondora oferece-lhe a oportunidade de seguir em frente, com uma plataforma simples e intuitiva que pode ser utilizada por qualquer pessoa. A plataforma desenvolveu a solução Go & Grow, em que o dinheiro é aplicado, de forma automatizada, num portefólio de empréstimos que geram uma taxa de rentabilidade de até 6,75% ao ano. O investidor não precisa de fazer qualquer análise nem perder tempo, basta adicionar dinheiro.

A modalidade Go & Grow, além de proporcionar um rendimento que pode ser superior ao de diversos métodos tradicionais de aplicação de fundos, não tem prazo ou investimento mínimo e permite solicitar a retirada do capital a qualquer momento, pagando-se uma taxa de apenas um euro.

A somar a isto, os juros dos investimentos são adicionados diariamente, o que permite ao investidor ver o seu dinheiro a crescer todos os dias. Pode ainda ativar as “Transferências automáticas” e a plataforma passa a reinvestir os ganhos/rendimentos, gerando o desejado efeito bola de neve dos juros compostos.

Tecnologia agrícola

A agricultura é um setor em constante mudança e evolução, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. As tecnologias e a digitalização penetraram no setor e vão beneficiar a eficiência e a produtividade dos produtores agrícolas de todo o mundo.

Há tecnologias que terão o poder de transformar a agricultura, assim como os restantes elos da cadeia alimentar. Sensores, proteínas alternativas, tecnologia para o acompanhamento de alimentos – oportunidades de investimento na área agroalimentar não faltam. Destaca-se ainda o segmento de alimentos inovadores com um aumento de procura.