Atualidade Notícias

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Cancro

Por um lado, o cancro é a segunda causa de morte em todo o mundo. Por outro, apresenta uma taxa de sobrevida já superior a 50%. Prevê-se que em 2040 haja cerca de 70 mil novos casos de cancro no país. Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Cancro e o seu objetivo principal é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença, sensibilizar a população e mobilizá-la na luta contra o cancro. Há duas décadas que a doença oncológica é uma preocupação global. A celebração desta data remonta ao ano 2000 e baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro desse ano, na World Summit Against Cancer for the New Millenium. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro. Porquê e de que forma?

  • Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro, o que é mais do que as mortes causadas em conjunto pelo HIV/SIDA, malária e tuberculose.
  • Porque muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção precoce, prevenção e tratamento.
  • Porque deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia.
  • Porque todos têm um papel a desempenhar nesta luta, em todos os setores de forma transversal.
  • Porque aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, é possível reduzir o medo causado por mitos e crenças erradas

O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), a maior e mais antiga organização internacional que se dedica a combater o cancro. Sendo uma rede de cooperação internacional, a UICC é composta por diferentes membros e organizações, tendo representatividade e possibilidade de contribuir em discussões e encontros ao mais alto nível direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas de saúde através de projetos nacionais e internacionais.

O Dia Mundial do Cancro é uma campanha pensada para inspirar mudança e mobilizar ação, mesmo depois do dia 4 de fevereiro. 

2019 marcou o lançamento de três anos de campanha sob o mote “Eu Sou e eu Vou”. Trata-se de um chamada à ação, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal de forma a ter impacto no futuro.  Pequenas ações individuais podem ter o poder de reduzir o impacto do cancro no próprio indivíduo (dieta saudavel), nas pessoas que ama (deixar de fumar) e no mundo (vacinação). Por isso, é tempo de fazer um compromisso pessoal. Assim, a IN Corporate segue os conselhos da LPCC e aconselha o leitor e apela às entidades competentes a fazerem o mesmo.

Consciencializar: mais informação capacita-nos para reconhecer os sinais de alerta e para fazermos escolhas informadas sobre a nossa saúde.

Prevenir e reduzir riscos: pelo menos 1/3 dos cancros são evitáveis, o que nos dá todas as razões para defender escolhas saudáveis.​- Igualdade de acesso ao tratamento: o acesso a diagnóstico precoce e a tratamento oncológico salvam vidas! Este acesso deve ser igual para todos.

Impacto financeiro e económico: o investimento na prevenção do cancro é rentável. Simultaneamente, haverá ganhos positivos no aumento da sobrevivência e da produtividade, além da melhoria da qualidade de vida.

Impacto mental e emocional:  atendimento de qualidade não se centra, apenas, nos aspetos físicos da doença. O atendimento ao doente inclui dignidade, respeito, apoio e amor e respeita o bem-estar emocional, sexual e social de cada individuo e do seu cuidador.

Promover a capacitação: profissionais de saúde capacitados e bem informados são uma das maneiras mais poderosas de oferecer um tratamento de qualidade contra o cancro.

Trabalhar como uma equipa: a sociedade civil, as empresas, as escolas, os municípios, cada um e todos podem apoiar soluções abrangentes e coesas. A conjugação de esforços leva a uma ação poderosa a todos os níveis.