As soluções para garantir que que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos educativos no 3º período estão a ser estudadas pelo Governo, perante a possibilidade de as escolas continuarem encerradas depois das férias da Páscoa.
Pedro Siza Vieira, adiantou, em entrevista ao Porto Canal, que estão a ser estudadas várias soluções que garantam as aulas do 3º período a todos os alunos, que podem passar por canais “do estilo Youtube”, que permitem a transmissão de vários conteúdos em simultâneo ou também por fazer chegar os conteúdos pela televisão por cabo.
“Oitenta e três por cento dos lares em Portugal têm TV cabo. Podemos fazer chegar conteúdos às crianças também por essa via”, referiu o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, salvaguardando que não trata de um regresso à “Telescola”, mas de um modelo mais próximo de canais do estilo do YouTube.
Confrontado com o facto dos alunos sem acesso à Internet não terem possibilidade de manter o contacto com os professores, Pedro Siza Vieira referiu que várias hipóteses estão a ser estudadas, que esta é também uma realidade “que nos mostra como temos de ser rápidos” e garantiu que o Ministério da Educação “está muito focado nesta situação”´.
Sobre as duas últimas semanas de aulas, o ministro afirma que foi “muito impressionante” verificar como as escolas, os diretores de turma e os professores se mobilizaram para, “de um momento para o outro, conseguirem manter o apoio pedagógico”, recorrendo a meios cuja utilização, em circunstâncias normais, ainda há pouco tempo “teria criado resistência”.