Atualidade Covid-19 Gastronomia | Vinhos Notícias

Azeite, um superalimento com muita emoção

O azeite, um superalimento, venerado desde sempre dentro da dieta mediterrânea por oferecer uma diversidade muito grande de benefícios para a saúde. Com um consumo diário recomendado de 2 colheres de sopa por dia e preferencialmente a cru, podem-se potenciar, e muito, esses benefícios. A dieta mediterrânea está repleta de exemplos onde o azeite é utilizado como um dos principais ingredientes, desde a preparação da gastronomia mais tradicional, a sabores do mar, a finalização de uma salada ou apenas numa entrada com pão.

Isabel Faria – CEO Olive Emotion

São mais de 100 os benefícios para a saúde que o consumo do azeite pode oferecer. Entre os vários benefícios podemos destacar a contribuição para um coração saudável ajudando a diminuir a tensão arterial, o risco de ataque cardíaco, o risco de diabetes tipo 2 e o risco de alguns tipos de cancro. Contribui também para o crescimento, pela correta mineralização dos ossos via quantidade de vitaminas que possui, e para retardar o envelhecimento pelos polifenóis e o alto teor antioxidante que contém.

Mas há um beneficio que, nesta altura de confinamento em casa, se tornou ainda mais relevante, o de potenciar a proteção do sistema imunitário. É que o azeite fortalece o sistema imunitário graças à quantidade de propriedades que possui. Graças aos compostos fenólicos, o azeite virgem extra oferece fontes de prevenção e tratamento de infeções e vírus.

Numa altura em que somos todos forçados a ficar em casa e que temos que preparar as nossas refeições torna-se cada vez mais importante comer de uma forma saudável e escolher os ingredientes que fazem parte da nossa dieta. A inclusão de azeite virgem extra na dieta atual oferece um conjunto de benefícios que são considerados essenciais para uma dieta equilibrada.

Neste contexto é interessante ver o papel do azeite na alimentação atual e como podem ser potenciados os seus benefícios pelo simples facto de estarmos em casa e sermos forçados a cozinhar e a preparar as nossas ementas. Temos mais tempo para escolher e preparar refeições saudáveis que nos tragam o máximo de benefícios para a saúde.

É neste contexto que a marca OliveEmotion tem apostado cada vez mais, tanto em divulgar os benefícios para a saúde como promovendo experiências diferenciadas a nível gastronómico em parceria com vários Chefs.  O foco é também dar também a conhecer o azeite de uma forma que permita aos consumidores em geral aprenderem um pouco mais sobre este superalimento. Conhecer coisas como as diferentes variedades de azeitona, os diferentes tipos de azeite, como fazer uma degustação e como é trabalhada toda a parte sensorial. É um mundo de emoções.

Segundo Isabel Faria, Fundadora da OliveEmotion, a marca tem apostado no potenciar emoções em redor do azeite. Emoções ligadas à descoberta do potencial tremendo que está por ser explorado, querendo quebrar padrões antigos e partilhando novos e criativos usos para o Azeite Virgem Extra. Emoções também ligadas a experiências em viagens temáticas e eventos ligados ao azeite com parceiros do sector do Turismo.

O azeite extra virgem da OliveEmotion é um blend com variedades de azeitonas portuguesas do Alentejo de pequenos produtores. A marca lançou-se no mercado em 2018 com um posicionamento no canal de retalho gourmet , hotelaria e restauração e foi complementando a sua oferta com os vinagres e produtos em cortiça. Já foi premiada pela sua qualidade a nível internacional, pelo seu projeto inovador e mais recentemente pelo seu website na categoria Agro-Alimentar, reflexo da sua aposta forte no digital.

www.oliveemotion.com