Atualidade Covid-19 Notícias

Creches, escolas e universidades fecham a partir de sexta-feira

A informação que o Governo recebeu na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”.

Com esta medida, o objetivo principal do Governo, “é isolar todo o sistema escolar”, já que, “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”.

A decisão “não está formalmente tomada” mas o que está em cima da mesa é o encerramento imediato de todo o sistema de ensino, incluindo universidades, a partir desta sexta-feira. A decisão ainda está sujeita a análise de detalhes.

Os pormenores das medidas de agravamento do confinamento geral serão comunicados esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Os números alarmantes, no dia em que Portugal bateu máximos de novos casos de Covid (14 647) e de mortes (219), fizeram aumentar o tom dos apelos para o encerramento. Mas o principal fator a pesar na decisão do Governo foi o crescimento da circulação da variante britânica, mais agressiva para as crianças. Essa informação foi transmitida por especialistas em reunião mantida com as ministras da Saúde e da Presidência, em que o Governo procurou fundamentar, com dados epidemiológicos, a definição do rumo a seguir.