Ambiente Atualidade Notícias

AS CRIANÇAS PEDEM AÇÃO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA CPO26

O Grupo LEGO encoraja os líderes mundiais a tomar nota das visões das crianças sobre como lidar com as alterações climáticas; dando voz a 6000 jovens em todo o globo.

O Grupo LEGO lançou dez ‘Building Instructions for a Better World‘ (Instruções de Construção para um Mundo melhor) informando os líderes acerca do que os jovens pensam que deve acontecer, se quisermos enfrentar a crise climática e criar um futuro mais sustentável. Refletindo o estilo acessível das instruções de construção que acompanham os produtos LEGO, estes dez pedidos de fazer políticas foram identificados através de uma pesquisa com crianças de todo o mundo, ajudando a dar aos jovens uma voz forte no debate das alterações climáticas.

Na COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas), os principais influenciadores de sustentabilidade e tomadores de decisão reuniram-se em Glasgow para acelerar a ação perante os objetivos do Acordo de Paris e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Espera-se que as instruções de construção LEGO, que serão entregues aos formadores de políticas no evento, ajudem a lembrar os líderes a colocar as crianças na vanguarda das discussões. As instruções de construção sublinham a responsabilidade dos tomadores de decisão na entrega de mudanças climáticas para aqueles que serão mais afetados – a próxima geração. A iniciativa faz parte das ambições de sustentabilidade mais amplas do Grupo LEGO, que inclui um investimento significativo em produtos e operações mais sustentáveis. A empresa está também comprometida utilizar a aprendizagem através da brincadeira para inspirar as crianças a ajudar a construir um futuro sustentável.

Desenvolvido como uma parte do programa ‘Build the Change’ do Grupo LEGO, as dez instruções de construção são baseadas numa pesquisa e workshops com mais de 6000 jovens dos 8 aos 18 anos em tudo o mundo. A pesquisa mostra que:

  • 48% das crianças pensam sobre o ambiente uma vez por semana, com 11% a pensar diariamente;
  • O aquecimento global é agora o número 1 das preocupações das crianças quando pensam sobre o planeta e pessoas;
  • 68% das crianças quer um trabalho que não prejudique o ambiente e 51% quer seguir uma carreira que melhore ativamente o ambiente. Contudo, podem ainda não saber o que é necessário para o fazer;
  • Os cuidadores, como pais e professores, são grandes influenciadores das crianças nas atitudes e comportamentos ambientais, mas as crianças estão a perder os exemplos positivos dos líderes mundiais. À medida que eles vão crescendo estão cada vez mais frustrados com o que vê com inação governamental e social e pobre exemplo;
  • 60% das crianças acredita que não é tarde para salvar o planeta – se fizermos mudanças agora;
  • Quando perguntam sobre mudanças que gostavam de ver através de comentários em espaços de debate, as crianças também referem a necessidade de um ambiente educacional melhor para pessoas de todas as idades.

Tim Brooks, Vice-Presidente da Responsabilidade Ambiental no Grupo LEGO disse: “No Grupo LEGO, estamos a trabalhar muito para cumprir a nossa parte na construção de um futuro sustentável e um Mundo melhor para as crianças herdarem. Nós unimos forças com jovens de todo o mundo para desenvolver estas Instruções de Construção para um Mundo Melhor, dando voz às crianças e a certeza a essa voz será ouvida pelos líderes mundiais durante a COP26, uma das cimeiras ambientais mais importantes do nosso tempo. As crianças estão a exigir que as futuras gerações estejam em primeiro lugar quando se trata de criação de políticas, e que todos os políticos e empresas mudem para um pensamento a longo prazo e se comprometam com a mudança. É assim que nós inspiramos e empoderamos as crianças de hoje a tornarem-se os construtores do amanhã.”

Durante o processo de pesquisa perguntou-se às crianças ‘Que três instruções darias aos líderes mundiais para proteger o nosso planeta das alterações climáticas?’ Embora nem todas as ideias possam ser vistas como realistas aos olhos dos adultos, nelas estão centelhas de inspiração que cientistas, políticos, arquitetos e outros podem precisar de adaptar para ajudar a reverter os efeitos da crise climática. Os resultados das instruções de construção, que pode ser lido na íntegra aqui, envolve:

  1. Tomar medidas para reduzir a poluição e o desperdício;
  2. Aumentar o foco na proteção da natureza;
  3. Mudar leis e regulamentos em torno da sustentabilidade;
  4. Parar de ignorar o problema: Fazer mais;
  5. Educar pessoas de todas as idades;
  6. Introduzir programas para reduzir emissões;
  7. Colaborar internacionalmente na partilha de conhecimento e soluções;
  8. Os líderes, tem de mudar o seu comportamento e definir exemplos;
  9. Investir mais na proteção de ambiente;
  10. Ajudar pessoas e futuras gerações;

‘Build the Change’ é o principal programa de educação através da brincadeira para a educação para a sustentabilidade do Grupo LEGO. Isto será também o tema para a presença do Grupo LEGO na COP26 em Glasgow, onde a empresa está a liderar uma serie de eventos na Universidade de Strathclyde.

O Grupo LEGO estará a apresentar workshops para as escolas próximas, com uma variedade de eventos temáticos sobre economia circular e biodiversidade para as crianças participarem. Também será palco de uma serie de palestras voltadas para a geração mais jovem, onde os palestrantes irão discutir sobre a importância de aprender a brincar. Jovens jornalistas do Creative Braveys Collective serão convidados a relatar os workshops e a entrevistar os palestrantes, que serão incluídos num jornal digital diário produzido pelo Brave Newspaper durante a cimeira.

O Grupo LEGO vai estar a liderar múltiplos eventos nas lojas LEGO em Glasgow e Edimburgo, incluindo desafios para as crianças conceptualizarem soluções onde desafiam a biodiversidade usando tijolos LEGO. Os funcionários da loja LEGO serão especialmente treinados para ter conversas relevantes com as crianças que participam nos desafios de ‘Build The Change`. As melhores construções serão exibidas na loja durante a COP26, estando disponíveis para ver a partir de novembro.

Sobre o Grupo LEGO:

A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, através do poder de brincar. O LEGO System in Play, assente nos tijolos LEGO, permite às crianças construir e reconstruir tudo o que possam imaginar. O Grupo LEGO foi fundado em Billund, Dinamarca, em 1932 por Ole Kirk Kristiansen, derivando o seu nome da junção das palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significam “Brincar Bem”. Hoje, o Grupo LEGO, permanece uma companhia familiar, sediada em Billund, sendo os famosos tijolos vendidos em mais de 140 países em todo o Mundo. Para mais informação www.LEGO.com.

Sobre Build the Change:

Build the Change é o principal programa de aprendizagem através da brincadeira para uma educação para a sustentabilidade.

Enganosamente simples e eficaz, tem sido testado com crianças em eventos em todo o mundo há mais de uma década. Build the Change oferece às crianças espaço para explorar os tópicos sustentabilidade e desenvolver soluções de uma forma lúdica para os desafios ambientais e sociais do mundo real.

O nosso compromisso com as crianças que participam é colocar as suas ideias na mira dos tomadores de decisão que planeiam o futuro.