Mónica de Miranda e João Polido Gomes são os nomes portugueses que vão participar na 12.ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlim, que decorre entre 11 de junho e 18 de setembro.
Segundo a Direção-Geral das Artes (DGArtes), a edição deste ano da bienal conta com a escritora e crítica de arte Ana Teixeira Pinto na equipa artística, comissariada pelo curador Kader Attia, que convidou os artistas portugueses Mónica de Miranda e João Polido Gomes.
Mónica de Miranda participa com o filme “Path to the stars”, que alude a um poema de Agostinho Neto, líder da luta anticolonial, e é narrado por uma combatente, representando a presença feminina nos movimentos de independência. Antes da Bienal de Berlim, a artista portuguesa inaugura, na Bienal de Arte de Veneza, a exposição “No longer with the memory but with its future”.
Já João Polido Gomes tem participação marcada com o musical “Sonic Repair”, que aborda a forma como o Estado Novo alterou a tradição musical portuguesa.
A 12.ª Bienal de Berlim decorre entre 11 de junho e 18 de setembro, com várias abordagens, nomeadamente sobre como conceber a descolonização da arte e o papel que os movimentos feministas não-ocidentais podem desempenhar na reapropriação da História e da identidade.