Cultura | Património Turismo

Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela em Fafe: um spot a não perder este verão!

Para além da imperdível praia fluvial, novamente distinguida com a Bandeira Azul este ano, o Município convida-nos a conhecer melhor aquela que é considerada a Capital do Rali nacional. Do património à gastronomia motivos não faltam para visitar Fafe.

O concelho de Fafe localiza-se no norte do país, no distrito de Braga. As excelentes acessibilidades colocam Fafe a 40 minutos do Porto pela autoestrada A7 e a menos de 15 minutos de Guimarães por variante direta. Conhecida como a Capital do Rali, Fafe situa-se entre as margens dos rios Vizela e Ferro e é reconhecida pela sua gastronomia (Vitela Assada à Moda de Fafe), património e belezas naturais.

Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela
Com uma área de 11 hectares, a Albufeira da Barragem da Queimadela garante uma experiência turística de excelência, oferecendo uma praia fluvial, um passadiço ao longo das suas margens, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes. Disponibiliza ainda percursos pedestres de pequena rota e uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva. Para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo.

«Bandeira Azul» e qualidade ambiental
A Albufeira da Queimadela acaba de receber, e pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente. A Praia Fluvial tem à disposição lugares de estacionamento ordenado e gratuito, três lugares de estacionamento para pessoas de mobilidade condicionada junto ao espelho de água, acesso pedonal e rampa de acesso ao areal. Dispõe, ainda, de instalações sanitárias adaptadas, posto de socorro e vigilância diária por nadadores-salvadores, bar de apoio e possibilidade de aluguer de equipamentos náuticos.

Praia Acessível – Praia para Todos
A praia fluvial da Barragem da Queimadela detém igualmente a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, um programa que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas.
Nesta praia fluvial, está igualmente disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores-salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos. A par disso, estão disponíveis vestiários, duches, um bar de apoio, zonas sombreadas e um conjunto de atividades lúdicas acessíveis.

Aldeia do Pontido junto à Barragem da Queimadela
Distribuída pelas margens do rio Vizela, perto da sua nascente onde ainda correm águas límpidas, a Aldeia do Pontido proporciona uma experiência única no Turismo no Espaço Rural. A aldeia totalmente reconstruída é constituída por cinco casas reabilitadas respeitando a sua traça arquitetónica original e os materiais tradicionalmente utilizados nas aldeias rurais do Minho. O moinho e o pisão da Aldeia do Pontido também foram recuperados e podem ser visitados.
O restaurante O Pontido, existente no mesmo local, leva à sua mesa aromas únicos e sabores regionais que caracterizam a gastronomia rica e variada pela região do Minho. Deleite-se com os pratos tradicionais locais, como a famosa Vitela à moda de Fafe, num ambiente de aconchego, caseiro, quase familiar.

O que visitar em Fafe:
No centro da cidade, convida-se a descobrir a arquitetura brasileira, um dos traços marcantes no urbanismo da cidade. Fafe tornou-se cosmopolita desde finais do século XIX, quando começaram a regressar do Brasil os investidores emigrantes. Decidiram investir na construção de belos e luxuosos palacetes e infraestruturas. É disso exemplo o Jardim do Calvário, o Teatro Cinema e a Casa da Cultura. Porém, Fafe é muito mais do que o centro urbano. Em torno do Alto de Morgair, onde o concelho atinge uma altitude próxima dos 900 metros e nasce o rio Vizela, abre-se a paisagem de montanha, ancestral, genuína e inspiradora. Muito próximo deste local, em Aboim e Várzea Cova, existe uma das maiores manchas de carvalhal contínuo da Europa. Os percursos pedestres permitem a descoberta destes locais de uma beleza única. Quem passa por Fafe não pode ir embora sem visitar também, a Igreja Românica de Arões, integrada na Rota do Românico, ou a peculiar Casa do Penedo.

Não podemos esquecer, naturalmente, as Serras de Fafe, que acolhem regularmente as provas do entusiasmante Rali de Portugal. Neste âmbito, pode visitar o Museu do Rali, que dá a conhecer a histórica ligação entre o concelho de Fafe e a competição de desporto automóvel Rali de Portugal.