Dicas para a sua Empresa

Os melhores cursos online para se tornar um empreendedor de sucesso

Vários são os cursos disponíveis em plataformas online que lhe permitem obter formação profissional na área dos negócios. Deixamos-lhe algumas sugestões.

Tornar-se empreendedor pode ser considerado um ato de coragem, mas também uma oportunidade de fugir ao desemprego ou de cumprir um sonho. No entanto, quem pretende tornar-se empreendedor deve ter consciência do trabalho necessário para atingir o sucesso e, apesar de nos dias de hoje já não ser necessário um curso de três ou quatro anos para conseguir envergar por uma vida empresarial, é importante obter alguma formação profissional, para saber os riscos que corre e os passos que deve seguir.

Neste âmbito, nos últimos tempos, foram desenvolvidas várias plataformas com o intuito de tornar o acesso a formação profissional mais simples. Estas plataformas possuem inúmeros cursos profissionais em várias áreas, lecionados por professores de instituições de vários países do mundo, sendo, assim, possível obter um certificado de uma universidade internacional sem sair de casa.

Ao nível do empreendedorismo, os melhores cursos online fornecem um conjunto de dicas e ferramentas práticas necessárias para lançar o seu próprio negócio ou aperfeiçoar e angariar novas habilidades. Grande parte dos cursos online ganham por não ser necessário qualquer pré-requisito e por serem bastante flexíveis quanto ao horário e ao prazo de conclusão. É de notar que vários cursos podem ser visualizados gratuitamente, caso não deseje obter o certificado.  

Dentro do grande leque de possibilidades, formamos uma lista com alguns dos melhores cursos online de empreendedorismo, tanto para iniciantes, como para veteranos.

Introdução aos Negócios – Coursera

Um programa de cursos integrados oferecido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), umas das três melhores escolas de negócios do Brasil. O programa é constituído por quatro cursos focados em várias disciplinas da área de negócios, como marketing, finanças, gestão de pessoas, operações e estratégia.

Curso de nível iniciante, com duração de aproximadamente quatro meses (com uma média de 7 horas por semana sugerida).

Innovation: From Creativity to Entrepreneurship – Coursera

Programa de formação diretamente da Universidade de Illinois, constituído por sete cursos. Esta especialização aborda como reconhecer e questionar suposições e restrições para identificar e capitalizar as oportunidades, aprendendo a mudar as regras do jogo, criar propostas de valor inovadoras e descobrir novas posições de mercado para vantagem competitiva.

Duração aproximada de oito meses, com um ritmo sugerido de quatro horas por semana.

Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores – Coursera

Curso introdutório sobre criação de Startups oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). No curso são abordados temas como: comportamento de um empreendedor; análise e exploração de mercado; como interagir e entender o utilizador; como validar a sua ideia; tópicos em marketing digital, operações, produto, investimentos e ecossistema.

Nível iniciante, com duração de apenas 27 horas.

Entrepreneurship Essentials – Harvard Business School

O Entrepreneurship Essentials da Harvard Business School Online concentra-se em estratégias testadas e comprovadas para construir e financiar novos empreendimentos comerciais em qualquer setor. No entanto, o preço é alto em relação a outros cursos, e a programação é menos flexível do que a de alguns cursos comparáveis.

Ideal para iniciantes, com duração de quatro semanas.

How to Come up With Killer Business Ideas – Udemy

O curso da Udemy é sobre a ciência de gerar ideias de negócios. Além de aprender a avaliar objetivamente as suas ideias, pontos fortes e fracos, os alunos aprendem sistemas para analisar diferentes áreas da cadeia de valor de uma empresa e identificar oportunidades potenciais, bem como avaliar rapidamente ideias usando cinco dimensões diferentes.

Curso para iniciantes e profissionais da área. Duração de aproximadamente 7 horas.

Technology Entrepreneurship: Lab to Market – edX

O curso de Empreendedorismo Tecnológico: Lab to Market é fornecido pela Universidade de Harvard e funciona como uma introdução para empreendedores de como combinar tecnologias interessantes com as necessidades dos clientes para lançar negócios de sucesso. Usando exemplos do mundo real como estudos de caso, o curso leva os alunos a uma abordagem sistemática do empreendedorismo tecnológico. O objetivo final é ajudá-lo a entender como tirar novas tecnologias promissoras do laboratório e colocá-las no mercado.

Com apenas cinco semanas de duração, este curso pode ser visualizado sem qualquer custo, tendo que pagar apenas caso deseje obter o certificado final.

Entrepreneurship Acceleration Program – Wharton School of the University of Pennsylvania

Diretamente da Universidade da Pensilvânia, é um dos cursos online mais abrangente desta área. Embora este programa exija um investimento alto em comparação com os outros, o retorno potencial desse investimento é de cinco vezes ou mais: o vencedor da competição de arremesso recebe dez mil dólares em financiamento inicial para o seu empreendimento. Este curso é para empreendedores que levam muito a sério o investimento no seu crescimento contínuo.

É de notar que algumas das aulas são em direto, tendo horários para cumprir. No total, o curso tem uma duração de três meses.