Atualidade Eventos Notícias

Viagem Medieval regressa a Santa Maria da Feira de 3 a 14 de agosto

Depois de dois anos de pausa, a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria da Feira regressa de 3 a 14 de agosto, com uma viagem pelos nove reinados da Primeira Dinastia.

Juntando história, património, animação e gastronomia, a 25ª edição centra-se na recriação de episódios históricos da Primeira Dinastia, e aposta em novas propostas infanto juvenis.

Este ano o recinto conta com mais uma entrada através da nova ciclovia do Cáster, junto à Escola Básica 2/3 Fernando Pessoa e um novo espaço de animação, a Praça dos Choupos. O aumento do espaço permite uma maior fruição das diferentes áreas temáticas e, simultaneamente, minimiza possíveis aglomerados.

A animação diária e permanente centra-se, este ano, em seis praças distintas: a Praça Nova, a Praça dos Choupos, o Largo do Castelo, o Rossio, a Capela do Castelo e o Claustro do Convento dos Loios. Dos espetáculos agendados, destaque para os Momentos da Vida D’El Rei, todos os dias às 19h00, com início no Convento dos Loios, recriando diariamente momentos da vida de um rei da Primeira Dinastia.

Conduzindo os espectadores para uma época passada e marcante da História do nosso país, os 3 espetáculos de grande formato, inéditos, têm como palco privilegiado as margens do rio Cáster.

As novas propostas para o público infanto-juvenil ficarão disponíveis junto à recém-criada ecovia das Guimbas, estendendo-se desde a zona onde já antes estava instalada a “Granja dos Animais” para a floresta mais a Poente, em direção à Escola EB 2/3 Fernando Pessoa.

Entre essas novas áreas temáticas inclui-se “Era uma vez a Primeira Dinastia”, palco de um espetáculo pago de 30 minutos com quatro encenações diárias para contar a história dos primeiros reis de Portugal, e o “Terreiro dos Infantes”, envolvendo uma mostra gratuita de ofícios ligados ao quotidiano medieval e às lides da guerra – entre os quais a tinturaria, as artes de escrita e iluminura, e o fabrico de cotas de malha.