Imobiliário

“A transparência no decorrer do negócio garante a sua eficácia”

A Algar Vila – AMI 431 foi fundada em 1986, no município de Tavira, e é hoje uma das agências imobiliárias mais antigas do Algarve. Confiança e honestidade são os valores chave para o sucesso e longevidade da empresa gerida por Patrícia Alexandre. É ela que nos revela as suas expectativas para 2023 no mercado algarvio.

Patrícia Alexandre, atual Sócia-Gerente da empresa, integrou o projeto em março de 2000. Conta que, quando ingressou no ramo imobiliário, nesse mesmo ano, o contacto com o cliente “era sempre via telefone/fax ou correio. É interessante comparar a forma como trabalhava há 23 anos e a realidade nos dias de hoje”.

Apesar de o mercado imobiliário ter sido sempre “muito flutuante”, tanto nas caraterísticas como nas tipologias, nos tempos que correm o padrão sofreu alterações. A contribuir para isto temos várias razões, nomeadamente a Pandemia que, segundo Patrícia Alexandre, “trouxe o cliente que quer o imóvel ‘chave na porta’ e bons espaços interiores e exteriores”. Está, também, o licenciamento camarário que, “infelizmente, não é eficaz na rapidez de resposta” e, ainda, resultante da Guerra, o aumento dos custos, que acaba por afastar o interesse do “cliente comprador em projetos de reconstrução ou nova construção”.

A Algar Vila conta com uma equipa em que os valores profissionais se regem pelos valores pessoais – integridade, confiança e honestidade. Desta feita, há clientes, sejam vendedores ou compradores, que procuram a empresa por recomendação de outros clientes já fidelizados.

“Não somos um franchising, definimo-nos como uma empresa familiar e é dessa forma que guiamos o nosso negócio. O que, de certa forma, nos diferencia no mercado, pois temos uma abordagem mais próxima e não tão formal com o cliente que nos procura”.

De acordo com a Sócia-Gerente, os últimos dois anos foram o “boom imobiliário”. “Nunca tinha visto o mercado comportar-se desta forma”, afirma. Como já é habitual, o mercado apresentou sinais de acalmia nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Porém, apesar de a atual conjuntura económica enfrentar sérios problemas, o cliente comprador está a voltar ao mercado, mantendo o mesmo tipo de investimento. “Houve, efetivamente, um abrandamento do investimento, mas não ao ponto de prejudicar o nosso negócio”, sublinha.

Neste novo ano, as perspetivas para a Algar Vila são bastante positivas. Fatores como a localização, o clima, a segurança e o custo de vida cativam os investidores e fazem a zona de atuação da empresa ser “sempre muito procurada pelo cliente estrangeiro”.