Imobiliário Mulheres Inspiradoras

A exigência e a inovação num mercado imobiliário cada vez mais concorrido

Formada nas áreas da psicologia e dos recursos humanos, Ana Leite Velho encontrou a sua vocação para o imobiliário há, sensivelmente, dois anos. Depois de uma formação no setor, atualmente é uma consultora imobiliária de sucesso na Remax Team, em Algés.

Ana Leite Velho nasceu e cresceu em Angola, “num período de guerra em que faltavam os bens básicos”. Porém, desde cedo, aprendeu a arranjar soluções e a usar a criatividade para contornar os problemas que advinham das condições em que vivia. Quando terminou o 12º ano, mudou-se para Portugal e, posteriormente, foi estudar psicologia para o Reino Unido. Mais tarde, fez uma pós-graduação em recursos humanos, especializando-se “em SAP, na área dos recursos humanos”. Entretanto foi mãe e quis dedicar-se a 100% à maternidade. No entanto, ao fim de algum tempo sentiu “que precisava de desafios, sentia falta de estar no mercado de trabalho”, mas não abdicando da sua liberdade e do seu tempo. Em finais de 2021, sem que nada o fizesse prever, surgiu um convite por parte de uma amiga para fazer uma formação na Remax. “Disse-me que era super interessante e que mesmo que não ficasse a vender casas, não perdia nada. Como sou curiosa e gosto de aprender coisas novas, do nada, caí numa formação para ser consultora imobiliária”.

Apesar de ter um apreço por casas desde sempre, Ana Leite Velho nunca tinha pensado em exercer nesta área. Mas, o que é certo é que esta profissão trouxe-lhe a liberdade da gestão do seu tempo que considera tão importante para viver.

As particularidades do ramo imobiliário

Com um mercado “saturado de consultores imobiliários”, considera que a sua missão enquanto profissional do setor é ajudar os clientes no processo de compra, venda ou arrendamento de um imóvel, sendo a relação de confiança que criam e mantêm ao longo do processo o que mais valoriza. “Para mim, é muito importante não ser mais do mesmo, por isso tento sempre usar a criatividade e fazer diferente do que já se faz”.

Além disso, a qualidade do serviço que presta é uma das grandes prioridades, logo, em tudo o que faz, tenta sempre, em primeiro lugar, pôr-se no papel de cliente. “Eu sou uma cliente exigente, por isso acabo por ser exigente comigo mesma. Não entrego diferente daquilo que gostaria que me entregassem a mim, enquanto cliente”.

É por isto que, no seu ponto de vista, é essencial que os processos de compra, venda ou arrendamento de imóveis sejam efetuados com o mínimo de inconvenientes para quem confia no trabalho que desenvolve. “Para mim, a resiliência é a caraterística mais importante. É uma área com muitos altos e baixos, muitos desafios, muitas vitórias, mas também muitas derrotas”.

É por isso que o sucesso que tem conseguido alcançar ao longo destes dois anos de experiência devem-se não só à diligência e empenho que mantém para com os clientes, procurando sempre a sua satisfação, mas também à correta personalidade e atitude, para ser perseverante e competente. “Acima de tudo, associadas à paixão pelo que faço, caraterísticas que definem um consultor imobiliário de topo”. A sua estratégia de atuação neste mercado passa por levar “muito a sério” as casas dos clientes, o que faz com que inove e atinja outro nível, com o uso de fotografias profissionais, vídeo de apresentação e home staging, tudo sem nenhum custo adicional para quem está a usufruir do serviço.

Num mundo onde a desigualdade de género ainda está bastante presente, Ana Leite Velho diz às mulheres para terem paixão pelo que fazem e para não desistirem de lutar pelos direitos que lhes assistem. “Quando acreditamos e fazemos com paixão, a seu tempo tudo se compõe. O mundo, infelizmente, não é justo e só há duas opções: lamentarmo-nos por causa das injustiças ou arregaçar as mangas e ir à luta. O nosso caminho, o nosso sucesso, só depende de nós próprios”.

Acredita ainda que mulheres inspiram mulheres e que deviam apoiar-se mais umas às outras. “Existem muitas mulheres empreendedoras que começam um negócio novo e, às vezes, só precisam de um pequeno empurrão, de um ‘passa palavra’ para que consigam crescer”.

O que distingue a Remax Team de outras agências do setor

A Remax Team detém o primeiro lugar em volume de negócios na linha de Cascais, pelo sexto ano consecutivo, e o quarto lugar em volume de negócios a nível nacional, há cinco anos seguidos. “Sem dúvida que as lideranças fazem a casa, e os brokers da Team são pessoas fantásticas, com visão e valores que aplicam na gestão da agência. Quem entra sente logo que está a entrar para uma equipa onde existe respeito e união”. Estes são os valores que solidificam a missão da agência imobiliária. “Quando tratamos os clientes com respeito e oferecemos as melhores estratégias para a concretização dos seus objetivos, o resultado traduz-se no sucesso que é a Team”.

Depois de um ano “fantástico, de imensa aprendizagem e crescimento profissional”, Ana Leite Velho mostra-se bastante positiva e confiante para 2024. “Enquanto houver muita procura e pouca oferta, o mercado vai aguentar. Portugal, por vários motivos, é um país que tem vindo a atrair novos residentes de várias partes do mundo”.

Relativamente a objetivos, pretende continuar a crescer e a prestar um serviço de qualidade aos clientes, tornando-se numa referência no mercado imobiliário, principalmente no segmento premium/luxo.