Imobiliário Mulheres Inspiradoras

“Não quero vender só por vender”

Honestidade, boa disposição e excelência no aconselhamento estão no topo das prioridades de Carla Gouveia, consultora imobiliária da Links Real Estate. E nem o brio profissional a leva a descuidar-se de si e da família – tem, literalmente, “agendas diferentes para tudo”. Psicóloga de formação, há oito anos arriscou mudar para uma área onde se sente feliz.

Carla Gouveia, natural da Madeira, é formada em Psicologia Forense e uma apaixonada pela área. “Eu não quero ser a melhor consultora, eu quero ser a melhor profissional” é o lema que a motiva desde sempre e que a tem acompanhado em todas as vertentes da sua vida.

Já com sete anos de experiência na sua área de formação, em 2014 recebeu um convite para se aventurar no ramo imobiliário. Queria mudar de área profissional e agarrou a oportunidade ao aceitar o desafio. “Eu não sabia vender um par de meias quanto mais uma casa”, confessa a consultora que arriscou ingressar no mundo imobiliário, mesmo sentindo-se um pouco receosa.

A sua carreira na área começou na rede de franchising Century 21, onde ganhou competências e bases que a ajudaram, e ainda a ajudam, bastante. “Tive uma formação de excelência, aprendi em poucos meses aquilo que demoraria
dez anos a desenvolver”.

Nove meses depois a consultora imobiliária quis “dar o salto” e mudou para a Prediclub Imobiliária. Devido à base de formação sólida que tinha, conseguiu, em seis meses, ser a melhor angariadora em exclusivo e a melhor vendedora.
Sentiu-se cada vez mais apaixonada pela área e continuou a investir na sua formação. Mais tarde foi convidada pelos proprietários da imobiliária Links Real Estate a integrar a sua equipa.

Localizada no Funchal, na ilha da Madeira, a agência tem como lemas o dinamismo e a experiência. “Fez quatro anos em setembro que pertenço a esta equipa onde me sinto tão bem a trabalhar no ramo que me faz tão feliz”, afirma Carla Gouveia. “Estamos no mercado para ajudar as pessoas, para sermos profissionais e para satisfazer os clientes”.

Ao longo destes anos a consultora imobiliária viu o espaço a mudar e a equipa a crescer e a fortalecer-se. Descreve o local onde trabalha como um sítio onde há respeito e profissionalismo. Um espaço onde as suas ideias e as dos colegas são ouvidas, o que cria um ambiente estável que prima pela comunicação e pelo cuidado entre todos e para com os clientes. Em suma: “um sítio onde se sente em casa”.

A Links Real Estate garante total satisfação aos clientes na venda ou compra do seu imóvel. É uma empresa com licença de mediação de crédito autorizada pelo Banco de Portugal e tem protocolo com diversas entidades bancárias. Carla Gouveia faz um acompanhamento personalizado de cada cliente, o que passa também por uma “abordagem emocional”, ou não fosse a consultora licenciada em psicologia, e “honestidade” é a palavra-chave do seu trabalho. “Prefiro ser sincera com o meu cliente ao referir o valor real do mercado, do que ter um
valor fora de mercado que vai dificultar a venda”.

A inflação e a subida das taxas de juro
Relativamente ao atual contexto económico marcado pela inflação alta, subida das taxas de juro e carga fiscal aplicada aos imóveis, a consultora descreve os efeitos negativos que tem vindo a sentir. “Temos clientes assustados e receosos, bancos a bloquear empréstimos, prestações a disparar, imóveis que aumentaram o valor em 150 mil euros em apenas num ano, entre outros fatores negativos. É realmente muito preocupante”. Tudo isto tem impacto no cliente que prefere adiar a decisão de compra até a situação melhorar.

Os créditos bancários têm sido uma grande preocupação, com os bancos a exigir garantias cada vez mais altas para financiamentos baixos. A agente imobiliária refere que os emigrantes e quem tem dinheiro parado no banco está a
perder capital devido à inflação e que, com isso, “preferem aplicar essa quantia monetária num investimento num imóvel para arrendamento”. Aconselha assim a que se compre um imóvel ainda este ano, já que antevê um desequilíbrio na relação qualidade-preço ao longo de 2023. “Quem quer investir que aproveite para investir já!”

Em relação à venda de imóveis, sabe que quem está a vender está a fazê-lo a bom preço. Acredita que futuramente os valores vão baixar, mas as pessoas vão preferir imóveis de bancos e de fundos de investimento por serem mais acessíveis. Um fator que não foi afetado é o contínuo interesse por parte de estrangeiros e turistas de diversas nacionalidades como alemães, russo ou franceses que procuram investir em Portugal, seja para férias ou para Alojamento Local. Muitos emigrantes continuam também a procurar o arquipélago para descansar devido aos Vistos Gold. Um nicho de mercado com interesse na ilha da Madeira, principalmente nas zonas do Funchal e arredores, e na Calheta, por ser um local sossegado e bonito. “É um bom sítio para viver, a passagem do ano e a altura do Natal são alturas lindíssimas”.

Ser Mulher

Para Carla Gouveia ser mulher é ser guerreira, lutadora
e saber, como a própria sabe, que é capaz de responder a
tudo aquilo que lhe é exigido nos vários papéis que assume.
É organizada e tem tempo para a sua família, para si e
para o seu trabalho “com agendas diferentes e para tudo”.
Daqui a dez anos imagina-se a ser a melhor profissional do arquipélago da Madeira no setor imobiliário e reconhecida como tal. Deseja ter uma boa carteira de clientes, acima de tudo satisfeitos, e que a recomendem a outros contatos. Não sonha ter uma agência imobiliária, pois vê a sua carreira a crescer na Links Real Estate.

Um conselho que gostaria de deixar a todas as mulheres que estão a lançar-se no ramo do imobiliário é que lutem e que “nunca desistam dos seus sonhos”. Reconhece que não é uma área fácil, mas que com dedicação, profissionalismo e
honestidade “todos conseguimos”.

Assume-se como direta, conselheira, bem-disposta e honesta, e palavras como “amiga” e “conselheira” saem-lhe naturalmente quando o assunto são os negócios. Até porque não gosta nem quer “vender só por vender”, quer “ajudar e
satisfazer”.

“O seu sonho está nas minhas mãos”, conclui. E o que bem poderia ser um slogan é a realidade de muitos clientes que a consultora tem acompanhado ao longo destes anos em decisões tão importantes da vida.