Ruy de Carvalho, que conta com uma vastíssima carreira no mundo das artes, recebeu as Chaves de Ouro da Póvoa de Lanhoso. Vista como a mais alta distinção, ultrapassada somente pela atribuída aos Presidentes da República, foi concedida ao ator no sábado, dia 28 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Esta homenagem a Ruy de Carvalho aconteceu “numa cerimónia carregada de simbolismo e emoção” e é o reconhecimento da Póvoa de Lanhoso “à mais alta figura do Teatro Nacional”. A ligação “muito especial” que criou com esta vila desde 2005, altura em que a visitou pela primeira vez ao subir ao palco do Theatro Club, tem vindo a manter-se ao longo do tempo. Em 2009, quando se realizou a 5ª edição do Concurso Nacional de Teatro (CONTE), o ator “emprestou o seu nome” ao prémio principal do evento e, desde então, tem-se deslocado com regularidade à Póvoa de Lanhoso para proceder à entrega do troféu de “Melhor Espetáculo” a quem se tem vindo a sagrar vencedor.
No ano de 2022, o Concurso Nacional de Teatro passou a denominar-se Ruy de Carvalho, honrando, assim, a vila e o teatro amador, “pois o CONTE, que se realiza consecutivamente há 19 anos, no palco do Theatro Club, é o único de caráter competitivo, na área do teatro associativo, em Portugal”, afirma o município, em nota de imprensa.
As Chaves da Vila, “sendo uma réplica da chave original”, foi desenvolvida através da nobre arte da filigrana. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, “a Chave integra a filigrana, a arte mais nobre que é desenvolvida no concelho, aliando a história, a cultura, a identidade e o ADN das Terras da Maria da Fonte. Esta Chave é entregue com a mesma paixão, com o mesmo amor que dedicou e dedica ao teatro e à cultura. Não sendo uma chave que caiba numa fechadura é a chave para os nossos corações”. Continuou, dizendo que “associar o nome de Ruy de Carvalho à Póvoa de Lanhoso, é muito mais do que uma honra, muito mais do que um orgulho, é uma marca que fica para sempre. Obrigado por emprestar o seu nome, a sua marca, a sua história, por emprestar a sua paixão e o seu amor àquilo que faz, ao teatro, à cultura, a Portugal e à Póvoa de Lanhoso”.
“É um orgulho fazer parte da vossa família, vocês são meus amigos de coração. Como calculam, estou muito emocionado, hoje sinto que valeu a pena viver, que valeu a pena servir o povo português, neste caso, o povo da Póvoa de Lanhoso”, enalteceu Ruy de Carvalho.