Atualidade Notícias

Biblioteca Popular de Pedro Ivo reabre no dia dedicado às crianças

Créditos: António Alves

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, o Museu e Bibliotecas do Porto reabre um dos espaços mais carismáticos da cidade do Porto, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo. No mesmo dia, será anunciado o projeto cultural vencedor do concurso de ideias “Cor(p)o de Intervenção” – Coro Intergeracional e Multicultural da Palavra Dita, que foi pensado para a própria Biblioteca.

É já a partir de amanhã, 1 de junho, que todos os visitantes poderão conhecer a renovada Biblioteca Popular de Pedro Ivo, estando esta integrada no projeto “Biblioteca Errante”. A Biblioteca estará aberta de terça-feira a sábado, das 10 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas.

Reabrindo no dia dedicado às crianças, estas não podiam ser esquecidas e, por isso, irão ter, à sua disposição uma grande oferta infantojuvenil, contando com cerca de 1000 livros para poderem consultar e requisitar para levar para casa. Estas obras abrangem a primeira infância, infância e público juvenil, para além de também estarem disponíveis conteúdos disciplinares, como literatura, história, geografia, ciências, filosofia, psicologia e banda desenhada.

O local ainda terá toda uma programação regular de atividades infantojuvenis. Como não podia deixar de ser, as mesmas começam logo no Dia Mundial da Criança, às 10 horas, com o “Jardim dos Contos”. Helena Vieira e Mónica Magalhães dinamizam uma sessão de leitura e uma oficina, que dá a conhecer, às crianças maiores de três anos e às suas famílias, a Biblioteca. O objetivo é despertar a sua vertente criativa através da leitura e das artes plásticas. A atividade é gratuita, voltando a decorrer às 15 horas nesse dia e no dia a seguir, à mesma hora.

A juntar a esta oferta, a Biblioteca também contará com obras de Pedro Ivo, autor que dá nome ao espaço. Escritor nascido no Porto e que seguiu as pisadas de Júlio Dinis e Camilo Castelo Branco, foi conhecido pelo seu pseudónimo Carlos Lopes.

A Biblioteca Popular de Pedro Ivo, que celebra 75 anos, terá, às 11 horas, uma pequena cerimónia, marcada pela presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e pelo diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.

Este evento irá também anunciar o projeto cultural vencedor do concurso de ideias, direcionada para a Biblioteca e intitulado de “Cor(p)o de Intervenção” – Coro Intergeracional e Multicultural da Palavra Dita. O projeto é inclusivo e direcionou-se tanto ao público adulto nacional, como o internacional que já conheceu a cidade do Porto, a mesma em que se encontra a Biblioteca Popular. O objetivo final está em criar um grupo de 60 candidatos que irão atualizar o “Cancioneiro do Porto”, com um equipamento histórico da cidade ainda desconhecido. Também estão planeadas, entre junho e novembro, conversas literárias, sessões de spoken word, oficinas artísticas e encomenda de obras originais de texto – iniciativas todas elas desenvolvidas em colaboração com o Coro. O projeto terminará com um espetáculo no Coreto da Praça Marquês de Pombal, havendo pré-apresentações previstas para a Feira do Livro do Porto.

Esta iniciativa é da produção e conceção artística do Bairro dos Livros e conta com vários participantes: o rapper MAZE (Dealema), o poeta e diseur Renato Filipe Cardo, a escritora e bibliotecária Raquel Patriarca e o investigador e livreiro Paulo Brás.

A Biblioteca Popular de Pedro Ivo terá um serviço de consulta e de leitura presencial, com acesso gratuito à internet e à plataforma “Press Reader”: permite a leitura de obras de mais de 150 países, em 60 línguas diferentes. O empréstimo domiciliário também estará disponível para os utilizadores das Bibliotecas Municipais. Se não ainda não é utilizador, pode inscrever-se na Biblioteca e também subscrever o cartão Porto.

O projeto “Biblioteca Errante” apresenta-se como uma “rede de bibliotecas temáticas, permanentes ou móveis. Exemplos disso são o Bibliocarro, que circula pelos bairros da cidade, a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses, ambas na Casa do Infante.

O Museu e Bibliotecas do Porto expande o Dia Mundial da Criança, oferecendo uma programação de três dias, que contará com livros, cinema e música.