Atualidade Notícias

Pavilhão da Água reabre com novas experiências cheias de Energia

Créditos: DR

Para assinalar o Dia Mundial da Energia, o Pavilhão da Água reabriu ao público com três novas experiências, todas elas relacionadas com a eficiência e transição energética.

Créditos: DR
Créditos: DR

Esta segunda-feira (dia 29 de maio), o Pavilhão da Água voltou a abrir portas num evento exclusivo a alunos da EB2 do Viso e do cursos de Multimédia da Escola Fontes Pereira de Melo. Estes estudantes foram os primeiros a conhecer e a participar nas novas experiências, todas focadas em promover a eficiência e transição energética.

O comunicado de imprensa da Câmara Municipal do Porto (CMP) indica que estamos perante uma nova “área de conteúdos pedagógicos”, que permitirá promover “um futuro mais sustentável” e mitigar os efeitos das alterações climáticas. Estas três novas experiências (“A casa inteligente”, “O Ciclo da Energia” e o “Quiz Digital”), juntam-se às 24 já existentes e, como já é caraterístico, apresenta uma grande interatividade, mostrando como as futuras casas poderão tornar-se eficientes energeticamente. É no “Quiz Digital” que os visitantes poderão testar todos os seus conhecimentos quanto à integração de boas práticas de eficiência energética no seu quotidiano. A partir de hoje, terça-feira, já poderá conhecer estas novas dinâmicas.

Juntando a estas novidades, o Pavilhão da Água também pretendeu dar o exemplo e instalou na sua cobertura uma “unidade de produção fotovoltaica de 70 módulos”. Está previsto que, com esta ação, a pegada carbónica diminua 8,8 toneladas de CO2. O objetivo passa por conseguir que toda a energia utilizada pelo espaço venha do Sol e torne todo o processo sustentável, algo que já tem vindo a ser feito pela instituição. De acordo com a CMP, o investimento será retornado ao fim de cinco anos.

O Pavilhão da Água é considerado um “instrumento fundamental na educação e sensibilização de todos”, que promove, cada vez mais, a sustentabilidade, o ambiente e redução das alterações climáticas. Os mais pequenos são o futuro da sociedade e, por essa razão, são o grande foco da instituição.

“Queremos que cada vez mais pessoas se juntem a nós, na ambição de garantir uma Cidade com qualidade de vida para todos, e assegurar um futuro sustentável para as gerações vindouras”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.