Arquitetura, Design e Decoração Cultura | Património

90 anos de Siza Vieira celebrados com documentário sobre o seu “lado mais pessoal”

Fotografia: Gonçalo Gomes_Casa da Arquitetura

O vencedor do primeiro Prtizker português completou 90 anos de idade e foi celebrado na Casa da Arquitetura de uma forma especial: com a estreia de um documentário que revela o seu “lado mais pessoal”, levando-nos numa viagem até à sua infância.

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, celebrou o nonagésimo aniversário do conceituado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, com a estreia do documentário “Siza”. Dirigido por Augusto Custódio, um realizador especializado em arquitetura e design, o filme oferece aos espectadores uma visão mais íntima e profunda do primeiro vencedor português do Prémio Pritzker.

Considerado uma “viagem à mente” de Álvaro Siza Vieira, o documentário explora o lado mais pessoal do arquiteto, desde a sua infância até a relação com a sua falecida esposa, a artista Maria Antónia Siza (1940-1973). Além disso, o filme não poderia deixar de abordar a sua paixão pela escultura e o gosto pela música erudita.

Apresentado como uma obra que revela as influências presentes na vida e carreira de Siza, o filme oferece um “retrato completo e cativante do arquiteto”, destacando “a sua importância para a arquitetura contemporânea e a sua abordagem única em relação ao design”.

Ao longo de uma hora de duração, o documentário apresenta depoimentos de amigos e pessoas próximas de Álvaro Siza, a maioria deles arquitetos reconhecidos. Entre os entrevistados estão o seu filho, Álvaro Leite Siza, o neto Henrique Siza, a historiadora e fotógrafa Tereza Siza (irmã), os colegas de trabalho Carlos Castanheira e Eduardo Souto de Moura, também vencedor do Prémio Pritzker, além de Nuno Ladeiro e Nuno Sampaio.

O processo de produção do documentário levou cerca de dois anos e incluiu 300 horas de filmagens, 50 dias de gravações e aproximadamente 40 entrevistas realizadas em todo o país.

“Siza” inaugura a primeira temporada da série “Architects” da plataforma de streaming Gallery. Apresentada por Nuno Ladeiro, a primeira temporada da série dedica-se à arquitetura portuguesa, explorando não apenas a vida e obra de Álvaro Siza, mas também os universos de outros arquitetos, como Manuel Aires Mateus, Mário Martins, Vítor Vilhena, Vasco Vieira e o estúdio ARX Portugal, dos irmãos Nuno e José Mateus. A produtora de Augusto Custódio, responsável pela série, planeia futuras temporadas focadas em profissionais dos Estados Unidos, Itália, Suíça, França, Espanha, Brasil e Chile.

Os materiais associados à produção de “Siza”, como fotografias, vídeos de entrevistas e apontamentos, serão doados à Casa da Arquitetura por meio de um contrato a ser assinado entre a plataforma Gallery e a instituição.

É conhecido também que a Casa da Arquitetura vai publicar a obra completa de Álvaro Siza, com o apoio do Ministério da Cultura. A obra será publicada em duas versões, uma em português e outra em inglês.