Ciência e Tecnologia Educação | Ensino

Formar profissionais aptos para resolver os desafios da sociedade

Sérgio Leandro é diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM-IPLeiria) e coordenador científico do SmartOcean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, em Peniche. Em entrevista à IN Corporate Magazine, Sérgio Leandro, também investigador do MAREIPLeiria, explica o porquê da ESTM-IPLeiria ser a opção correta para se formar.

Localizada em Peniche, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM-IPLeiria) tem por missão formar profissionais altamente qualificados na área das ciências do turismo e das ciências e tecnologia do Mar. Em termos concretos, qual a oferta relativamente a CTeSP, licenciaturas, mestrados e pós-graduações?

A ESTM-IPLeiria possui atualmente em funcionamento dez CTeSP, nove licenciaturas e nove mestrados. No que diz respeito aos cursos de licenciatura, em termos gerais temos vindo a verificar nos últimos anos um acréscimo significativo de candidatos, fruto da importância que tais formações possuem no desenvolvimento socioeconómico da região e do país. Para além da questão da formação destaca-se também a importância da investigação científica. Apoiando o funcionamento da oferta formativa da ESTM-IPLeiria, temos sediadas duas unidades de investigação reconhecidas pela FCT: CiTUR-Politécnico de Leiria, a qual desenvolve investigação aplicada com caráter multidisciplinar e interdisciplinar, a produção e partilha do conhecimento científico em Turismo, Hospitalidade, Cultura e Sociedade e o MARE- Politécnico de Leiria, que centra a sua investigação nas áreas da Biotecnologia Marinha, Biologia Marinha e Aquacultura, e Inovação Alimentar. Além de serem um suporte
para a formação nas áreas científicas respetivas, possibilitam ainda o surgimento de oportunidades de integrar os estudantes em atividades de I&D.

Que fatores diferenciadores podem levar os estudantes a colocarem a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPLeiria como primeira escolha?

A proximidade ao mar é claramente um dos fatores que nos diferencia de outras instituições. A importância desta proximidade reflete-se, não só ao nível do contexto de formação, mas também na oportunidade dos estudantes poderem usufruir de um estilo de vida azul. A ESTM caracteriza-se igualmente por uma ligação próxima entre os docentes e os estudantes, o que contribui de modo significativo para o sucesso académico. Em resultado da cooperação e colaboração com diversas entidades públicas e empresas da região de
Leiria e Oeste, a ESTM proporciona aos seus estudantes um conjunto significativo de estágios curriculares e extracurriculares, permitindo o desenvolvimento de competências e conhecimentos amplamente reconhecidos pelos empregadores.

Quais são os próximos objetivos que esta direção pretende alcançar e quais os planos para o próximo ano letivo? Quais os planos para o futuro da escola?

Queremos aumentar a nossa oferta formativa, começando por apostar fortemente nas pós-graduações. Para tal, implica perceber os desafios da sociedade, por forma a definir os cursos que possam dar resposta às necessidades formativas através de abordagens inovadoras no que diz respeito a implementação de novos contextos de ensino-aprendizagem. Na área do turismo, um especial relevo será dado às neurociências, ao enoturismo e à gastronomia. Relativamente aos cursos inseridos na área das ciências e tecnologias do mar, pretendemos expandir a oferta formativa para pós-graduações associadas ao restauro dos ecossistemas e à literacia dos oceanos. Pretendemos aproximar-nos ainda mais com mais empresas da região e de toda a sociedade, permitindo que, através da partilha de conhecimento na área das ciências do turismo e das ciências e tecnologia do mar, possamos contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país.