Destaque Educação | Ensino Qualidade

“A construção de uma Universidade onde todos se sintam bem e motivados”

Hermínia Vasconcelos Vilar - Reitora da Universidade de Évora

A Universidade de Évora obteve a certificação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), resultado de um conjunto de medidas que a UÉ se encontra a implementar com vista a promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos seus trabalhadores.

Na sequência deste compromisso foi criado o CONCILIA.UE, com o objetivo de desenvolver uma cultura que favorecesse o bem-estar organizacional e o nível de satisfação dos/as trabalhadores/as, bem como de investir nas competências técnicas e comportamentais de modo a promover a autonomia, a satisfação e o desenvolvimento pessoal e profissional, procurando ainda atrair talento para a instituição e aumentar as taxas de retenção dos/as trabalhadores/as.

Esta certificação assume grande relevância para a Universidade pois é o reconhecimento do trabalho já realizado neste âmbito e vem também desafiar a fazer mais e a consolidar as iniciativas já iniciadas, potenciando a necessária conciliação das várias vertentes da Vida. A promoção do bem-estar, a realização profissional e a construção de uma Universidade onde todos se sintam bem e motivados são para nós aspetos centrais e estruturantes da nossa atividade.

A implementação de um Sistema de Gestão da Conciliação resulta efetivamente de uma tomada de consciência relativamente ao valor da definição de políticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, no qual se interrelacionam atividades de caráter estratégico e atividades de caráter operacional, que visam o apoio profissional, o desenvolvimento pessoal e a melhoria contínua da organização.

Comprometida com estes princípios, a Universidade de Évora procura ir mais além daquilo a que se encontra obrigada no domínio das boas práticas laborais, serviços e benefícios, apoio profissional e desenvolvimento pessoal e assume a responsabilidade de proceder ao planeamento e controlo operacional, avaliar a significância das partes interessadas e o seu grau de envolvimento; avaliar a significância dos aspetos da conciliação e gerar programas de conciliação que atinjam os resultados visados.

A Universidade de Évora assume assim a responsabilidade de garantir a implementação desta política no respeito pelas obrigações legais, regulamentares, convencionais e outros compromissos específicos que subscreve e com impacto junto de todas as partes interessadas relevantes para a sua Missão. Efetivamente estes são aspetos importantes para a Universidade de Évora porque procuramos ir sempre mais além do que é exigido a uma instituição pública de ensino de qualidade, procurando manter elevados os níveis de produtividade, no cumprimento de princípios, tais como a igualdade e não-discriminação para com todas as pessoas, a conciliação na organização do trabalho, tendo em conta a satisfação das necessidades familiares e/ou pessoais de todas as pessoas que integram a organização e a promoção de uma participação equilibrada na vida pública e privada.

Também aspetos como a responsabilização pelo impacte das suas ações e omissões nas partes interessadas, na economia e na sociedade, a transparência, assente numa comunicação clara, precisa, objetiva e completa, ao nível das políticas, decisões e atividades, a conduta ética baseada em valores de honestidade, equidade e integridade para com as pessoas que integram a organização, as partes interessadas e a sociedade em geral, bem como respeitar, considerar ativamente e responder aos interesses das suas partes interessadas na tomada de decisões e prossecução de atividades.

Uma das preocupações dos Serviços de Ação Social no âmbito da alimentação é a de fomentar quer a qualidade quer a diversidade, na oferta apresentada aos estudantes e à comunidade académica. Assim, têm sido vários os esforços desenvolvidos neste âmbito. Os SASUE são apoiados por uma empresa de Qualidade Alimentar, que elabora criteriosamente as ementas, garante a qualidade dos géneros utilizados e o cumprimento da legislação de HACCP. O cumprimento destas normas já permitiu, em outubro de 2014 a Certificação das unidades de alimentação do Colégio Luís Verney, por parte da APCER, certificação que se estendeu ao Colégio Pedro da Fonseca em 2018. Atualmente estamos a desenvolver esforços no sentido das restantes unidades de alimentação de exploração direta dos SASUE virem a alcançar esta distinção.

O bar do Colégio Pedro da Fonseca e o bar e refeitório do Colégio Luís António Verney, da Universidade de Évora, foram distinguidos com o certificado de Conformidade HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) que faz a análise de perigos e pontos críticos em unidades de alimentação.

A auditoria, realizada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), não identificou nenhuma inconformidade ou situação significativa de impacto negativo e salientou as “boas práticas e competência e profissionalismo dos colaboradores a sensibilidade para a segurança alimentar” a “adequação das instalações e equipamentos às atividades desenvolvidas” e a “ausência de reclamações de segurança alimentar nos últimos anos”.