O Museu Mineiro de São Pedro da Cova recebeu duas distinções no passado mês de maio. O Prémio para os Conteúdos Digitais e uma Menção Honrosa para o Trabalho de Museografia, ambos atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia. Este Museu, tutelado pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, foi inaugurado em 1989, numa antiga Casa da Malta, um alojamento de trabalhadores mineiros, oriundos de outras localidades – os malteses. Era uma ambição e um desejo antigo da população desta famosa Vila Mineira.
É o único Museu que retrata a exploração mineira de carvão, em Portugal, e após obras de reestruturação, reabriu ao público em dezembro do ano passado, com um novo discurso museológico, em torno das questões geológicas e de exploração mineira na Vila de São Pedro da Cova.
No início de 2022, numa parceria entre a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova e a Câmara Municipal de Gondomar, nasceu um projeto, com um novo discurso museológico, com o objetivo de criar uma experiência sensorial e emotiva para os seus visitantes, e potencializar, através da visão e da audição, a imaginação e a reflexão acerca do passado mineiro, assim como sobre as questões do presente e futuro da sociedade e do nosso mundo, com relevância para o Património Industrial e para o Ambiente.
Para a concretização deste objetivo, foi importante a colaboração e apoio da equipa GEMA Digital, que apontou soluções digitais para colocar em prática o idealizado. Assim, ao pensarem o novo discurso museológico optaram por uma ambivalência entre o espaço expositivo material e imaterial e o ambiente digital. Conseguiram assim transformar a forma de passar a mensagem, mas também captar a atenção dos visitantes e promover a sua interação com a exposição.
Pese embora esta decisão, o sentimento relativo à preservação da identidade mineira local permanece e não é modificado. A missão e os objetivos primordiais também não se alteram.
“Foi este projeto que candidatamos aos prémios APOM 2023! Acreditámos que reuníamos condições para candidatar o Museu Mineiro e colocá-lo no seio da comunidade científica e ao lado de Museus de renome Nacional. No passado dia 26 de maio, no Museu do Ar, estivemos presentes na Cerimónia de Entrega dos Galardões, onde nos foram atribuídos o Prémio para os Conteúdos Digitais e a Menção Honrosa para Trabalho de Museografia.”
Temos agora uma responsabilidade acrescida, certos de que o futuro nos trará novos desafios que serão trabalhados com rigor e respeito pela comunidade mineira de São Pedro da Cova! Queremos manter viva a identidade mineira desta terra e das gentes que nela vivem.”
O Museu Mineiro passou a integrar a Rede de Turismo Industrial da Região Porto e Norte desde março deste ano.
“O Museu Mineiro de São Pedro da Cova assume-se como uma instituição cultural de grande relevância para a Vila de São Pedro da Cova pois preserva, estuda e exibe objetos e artefactos de grande valor histórico, mas também regista as pessoas que durante longos anos trabalharam nas minas e que permitem assim perpetuar as memórias desta Vila Mineira! Essa é sem dúvida a grande mais-valia do nosso Museu. As pessoas. Não vamos parar! O Museu Mineiro de São Pedro da Cova pretende ser uma instituição de referência na Área Metropolitana do Porto, mas principalmente a nível nacional, ajudando a preservar a história e a cultura, educar a comunidade, atrair turistas, desenvolver a economia e promover a arte e a cultura desta Vila Mineira!”
— Sofia Martins
Presidente da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova