Atualidade Cultura | Património Notícias

“Festa dos Tabuleiros” inscrita como Património Cultural Imaterial

Foto: CM Tomar

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu a “Festa dos Tabuleiros” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, conforme publicado em Diário da República.

A “Festa dos Tabuleiros”, realizada em Tomar, normalmente de quatro em quatro anos, no início de julho, integra-se nas festividades desenvolvidas ao Culto do Divino Espírito Santo. Caraterizada como uma manifestação religiosa e cultural, engloba vários segmentos festivos, para além do acontecimento com maior adesão, o Grande Cortejo dos Tabuleiros. O início dá-se com a Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo, no Domingo de Páscoa. Depois, a partir do último fim de semana de junho, ou do primeiro de julho, e durante um período de dez dias, várias atividades como o Cortejo dos Rapazes, os Jogos dos Rapazes, as Ruas Populares Ornamentadas, o Cortejo do Mordomo, Cortejos Parciais e Jogos Populares complementam-se até ao Cortejo dos Tabuleiros que ocorre no domingo. Culmina com a distribuição da Pêza, que consiste na partilha do pão e da carne pelas pessoas, sempre à segunda-feira.

O Cortejo simboliza a apresentação de ofertas, os Tabuleiros, que retratam o cumprimento de promessas ao Divino Espírito Santo. “A transmissão desta manifestação é intergeracional e efetua-se através da oralidade, observação e prática, com destaque para a participação feminina na qualidade de portadora do Tabuleiro, envolvendo todos os elementos da comunidade e fortalecendo os laços de pertença e de construção identitária”, refere o município.

Com esta inscrição, a DGPC reconhece e destaca a importância do património cultural imaterial, enquanto reflexo da respetiva comunidade, assim como os processos sociais e culturais nos quais a própria comunidade surgiu, evoluiu e tem vindo a persistir na contemporaneidade.