A 16ª edição do AgitÁgueda está a decorrer entre os dias 1 e 23 de julho, em Águeda. Por estes dias, os milhares de chapéus-de-chuva coloridos, as inúmeras exposições de arte urbana, a música, a animação de rua, a gastronomia, o artesanato e as atividades culturais e desportivas dão ainda mais cor e ritmo à cidade.
“O AgitÁgueda é um festival com uma envolvência mágica, peculiar e cativante, um ambiente festivo e colorido, com as ruas mais instagramáveis do mundo, entre as quais aquela que é apontada por vários organismos e imprensa internacional como uma das mais bonitas do mundo, com o seu ‘teto’ de guarda-chuvas coloridos. Esta que se tornou a imagem de marca de Águeda, da região e do país. Um conceito inovador, que não se confina a um espaço limitado, mas envolve toda a cidade, que se transforma num palco gigante onde acontece de tudo um pouco, desde concertos, arte urbana, gastronomia e artesanato, sem esquecer a piscina fluvial, que disponibilizamos novamente este ano. 23 dias de muitas atividades culturais e desportivas, surpreendendo sempre não apenas com as instalações e arte urbanas, como também com as várias dinâmicas. De ano para ano, há sempre novidades que cativam turistas e visitantes, que levam o nome de Águeda além-fronteiras”, salienta Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
E como este ano não é exceção, ao longo dos 23 dias em que está a decorrer o AgitÁgueda, as múltiplas e diferenciadas atividades, dirigidas a todos os públicos, fazem com que haja sempre algo a acontecer em qualquer parte da cidade.
No fim de semana de 8 e 9 de julho, o destaque vai para o SuperEnduro, uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de SuperEnduro e que acontecerá pela primeira vez em Águeda. Nesta jornada, apontada para sábado, são esperados sensivelmente 50 participantes, distribuídos pelas categorias ‘Elite’, ‘Open’ e ‘Hobby’. No domingo haverá uma “cãominhada”, bem como o cortejo e a entrega de prémios do Concurso de Chapéus, na Praça da Município.
Ainda em jeito de destaque, para o dia 16 está agendado o Carnaval Fora d’Horas e o Color Day, que nesta edição irá contar com um corso maior e, consequentemente, com mais participantes. No último dia do festival, a cidade será invadida pela “Mad Parade”.
Como aqui nem as crianças ficam de fora, está disponível, no Pavilhão do GICA, o Agita Kids, um local repleto de equipamentos lúdicos e diversões para os mais novos, como trampolins e insufláveis, por exemplo. A grande novidade deste ano é o espaço dedicado à realidade virtual, com quatro cápsulas com mais de 50 jogos, dois simuladores de motos e um simulador de slide prancha.
No exterior deste pavilhão é possível encontrar a Feira de Artesanato e duas tendas – mais uma que no ano passado – o que possibilita a extensão do espaço destinado às tasquinhas, aumentando para 36 o número de associações e coletividades do concelho presentes no evento. A piscina fluvial, em funcionamento durante os meses de julho e agosto, é outra das atrações.
Na música, vão marcar presença nomes consagrados dos panoramas nacional e internacional, como os Insert Coin, Richie Campbell, Rosinha, Anjos, The Stranglers, OF 12 de Abril + Os Azeitonas, Wet Bed Gang, Matias Damásio, entre outros.
Este festival dá palco, não só a artistas de renome como àqueles que estão a emergir, sem esquecer os que surgem dos Talentos AgitÁgueda. Trata-se de um evento inclusivo, uma vez que promove a facilidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e disponibiliza a tradução de alguns concertos em Língua Gestual Portuguesa.
“Anualmente, o AgitÁgueda tem proporcionado a revitalização dos espaços urbanos, a utilização e fruição sustentável dos espaços públicos, o incentivo e dinamização do comércio local, até à promoção do convívio inter e intra associativo locais, que através de múltiplas atividades relacionadas com a cultura, música, atividades desportivas e de promoção turística possibilitam a todos os participantes uma interação única”, refere a organização.
Todas as instalações vão permanecer espalhadas pela cidade até setembro, permitindo que visitantes, nomeadamente turistas, possam ter mais tempo para conhecer ou rever toda a envolvência durante um maior período de tempo. Por esta altura, o município regista um aumento significativo de turistas e uma média superior a três mil participantes por dia.