Atualidade Notícias

Festa dos Tabuleiros volta a encher as ruas de Tomar

A espera acabou! A Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos, está de volta à cidade de Tomar. De hoje e até dia 10 de julho, as ruas enchem-se, não só, de bastante cor e tradição, mas também de muitas pessoas. A organização estima que participem mais de dois mil elementos e que o número de visitantes ultrapasse a barreira do milhão.

Caraterizada como “única no Mundo” e inscrita como Património Cultural Imaterial, a Festa dos Tabuleiros conta com várias iniciativas ao longo dos dez dias.

No que às tradições diz respeito, as ruas embelezadas pelas colchas penduradas nas janelas, a Bênção dos Tabuleiros, o Cortejo dos Rapazes, as Ruas Populares Ornamentadas, o Cortejo do Mordomo, os Jogos Populares e o Cortejo de Coroas e Pendões do Espírito Santo são algumas das atrações que anteveem o célebre Cortejo dos Tabuleiros, agendado para o dia 9 de julho, às 16 horas, pelas ruas da cidade.

Anunciado por gaiteiros e fogueteiros, o Cortejo dos Tabuleiros é encabeçado pelo Pendão do Espírito Santo e pelas três Coroas dos Imperadores e Reis. Seguem-se os Pendões e as Coroas de todas as freguesias do concelho, as “raparigas”, que transportam os tabuleiros à cabeça, e por fim os carros do pão, da carne e do vinho, “puxados pelos bois do sacrifício simbólico, de cornos dourados e fitas pendentes”. 

As “raparigas” que carregam os tabuleiros devem utilizar um vestido comprido branco e uma fita colorida a cruzar o peito e a cintura. Por norma, perto de cada uma delas, vai um rapaz trajado a rigor, com camisa branca, de mangas arregaçadas, calças pretas, barrete escuro e gravata na cor da fita da “rapariga” que ajuda e acompanha. Já o tabuleiro, que deve possuir a altura da respetiva pessoa que o transporta, é composto por 30 pães, de formato especial com 400 gramas cada, inseridos uniformemente em cinco ou seis canas, presas a um cesto de vime e finalizadas por uma Coroa com a Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo. Quanto à decoração é completada com flores de papel, verdura e espigas de trigo.

Relativamente à música, pelos palcos vão passar vários artistas como os Quatro e Meia, Bárbara Bandeira, Némanus, Nena, Fernando Daniel, Piruka, Calema, Quim Barreiros, Quinta do Bill, entre outros.

A entrada é livre, do primeiro ao último dia, para assistir a todos os cortejos e concertos.