O Museu Municipal de Coimbra vai inaugurar, no dia 16 de setembro, às 15h30, no Edifício Chiado, a exposição temporária denominada “Construir a República”. A mostra reúne imagética, documentação e objetos de propaganda republicana, que retratam vários momentos da história de Portugal.
“Construir a República” é o nome dado à exposição que conta com 52 peças da Coleção Aires Henriques e está estruturada em 11 painéis temáticos do contexto da época, provenientes do Museu Municipal de Coimbra, do da República e Maçonaria, tal como da Biblioteca Municipal do concelho. Estes objetos ilustram desde o ultimato inglês à revolta de 31 de Janeiro, a propaganda republicana, o regicídio, o 5 de Outubro, o projeto republicano, os símbolos nacionais republicanos, os movimentos, greves e a contestação social em Coimbra, a greve dos estudantes de 1907, o momento em que a revolução chega à cidade e o papel das sociedades secretas, designadamente da maçonaria e carbonária.
A exposição retrata, assim, a construção do 5 de Outubro de 1910, data em que a República foi proclamada em Portugal, bem como a propaganda revolucionária, promovida por figuras republicanas e maçónicas com um papel influente na sociedade, que contribuiu para o êxito da queda do regime monárquico. Algumas das personalidades mais emblemáticas da revolução e, posteriormente, da República, como António José de Almeida, Teófilo Braga ou Bernardino Machado, passaram por Coimbra, onde parte da Academia conspirava para mudar o regime, e estão representadas nesta exposição.
“Construir a República” vai estar patente de dia 16 de setembro a 5 de novembro, no Edifício Chiado, e pode ser contemplada de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é livre.