Atualidade Notícias

Lisboa celebra o centenário do nascimento de Natália Correia com vasto programa cultural

A poetisa e escritora Natália Correia celebraria o seu centésimo aniversário na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro. O Município de Lisboa irá festejar esta data com diversas iniciativas culturais: uma peça de teatro, visitas guiadas, itinerários, exposições, oficinas e muita leitura e poesia.

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Natália Correia, a 13 de setembro, o Pelouro da Cultura da Município de Lisboa preparou um programa cultural que dá a conhecer a vida e obra da poetisa e escritora. O mesmo desenrola-se durante esta semana e estende-se até 2024 com outras iniciativas.

As comemorações dão-se início às 19:00 horas, na Casa Fernando Pessoa, com a interpretação de Mia Tomé das canções compostas por Mario George Cabral, através de poemas de Natália Correia. Segue-se a “Poesia Comestível”, um jantar com pratos inspirados na poesia da poetisa, na Biblioteca de Alcântara, por volta das 19:30 horas. Dar-se-á ainda liberdade aos participantes de lerem um dos poemas de Natália Correia.

A Exposição “Vamos Desenhar Natália” é aberta ao público no dia 13, na Sala do Capítulo do Convento e terá patente até 30 de novembro, sendo possível visitar de terça a domingo, das 10:00 às 17:00 horas. Doze ilustradores foram desafiados a desenhar as suas visões de Natália como “escritora, política ativista, livre-pensadora, romântica e boémia incurável”. A mostra conta ainda com conteúdos audiovisuais e com dois painéis de desenho para que quem visite possa esboçar a “sua Natália”.

Nos dias seguintes, 14 e 15 de setembro, pelas 19:30 horas, no Palácio Galveais, decorrerá a peça de teatro “Natália” da autoria de Ana Paula Costa, com interpretação de Maria Emília Castanheira e cenografia de José Manuel Castanheira. Este peça explorará os momentos de força e de fragilidade de Natália, que tanto se destacava com o seu pensamento contemporâneo, como se tornava muito solitária. A entrada é livre, sujeita unicamente à lotação da sala.

Já no dia 19 de setembro, pelas 15:00 horas, decorrerá uma visita ao Hotel Britania, antigo Hotel do Império, que tinha como proprietário o marido de Natália, Alfredo Machado. A peça “O Encoberto” foi escrita no quarto 13 do hotel e este foi também um local de resistência ao regime ditatorial.

“A Lisboa de Natália Correia” também será um itinerário a não perder, tendo sessões no dia 19, 23, 26 e 29 de setembro e no dia 24 de outubro e 17 de novembro. O bairro da Graça é um dos principais pontos de paragem, onde Natália viveu 11 anos e abriu o Botequim, um pequeno bar e “espaço de liberdade” que levaram o nome da poetisa longe.

Durante o mês de setembro, nas bibliotecas da rede BLX, poderá levar um poema de Natália Correia, no âmbito da iniciativa “Poesia para o Dia”. No próximo dia 21 de setembro, no Espaço Cultural Cinema Europa, pelas 17:30 horas, ainda decorrerá a mesa de autor “Esponja embebida num filtro de magia”; e no dia 9 de outubro acontecerá, pelas 18:30 horas, no clube de leitura da biblioteca Palácio Galveias a “Madona de Natália Correia”.

Natália correia nasceu a 13 de setembro de 1923 em Fajã de Baixo, nos Açores. Em 1934 muda-se para Lisboa, a cidade em que cresceu como escritora.

O programa completo poderá ser consultado em agendalx.pt e blx.pt.