Atualidade Notícias

Mercado do Bolhão supera os 5,5 milhões de visitantes no primeiro ano após a reabertura

O Mercado do Bolhão, que celebra hoje, dia 15 de setembro, um ano após a reabertura, recebeu, em média, neste período, 20 mil visitantes por dia. Contas feitas, foram mais de 5,5 milhões de visitantes, nacionais e internacionais, no último ano, e sete prémios, recebidos no âmbito das obras de restauro e modernização do espaço.

Passados 365 dias da reabertura do ‘novo’ Mercado do Bolhão, o balanço feito pela Câmara Municipal do Porto é “amplamente positivo”. Ao todo, foram mais de 5,5 milhões as visitas ao emblemático espaço localizado no número 322 da Rua Formosa. No que diz respeito à afluência, o sábado é o dia em que mais pessoas se deslocam ao Bolhão, dado que é registada uma média de 25 mil pessoas, superior à média diária à semana, que se situa nos 19 mil visitantes. Segundo a autarquia, agosto foi o melhor mês em termos de afluência, sendo o dia 14 deste mês e até à presente data, o que registou um maior número de pessoas no interior do mercado: 31 mil (excluindo o dia da reabertura, em 2022, que registou 35 mil).

Ao longo deste primeiro ano após a reabertura, o Mercado do Bolhão foi vencedor de seis prémios nacionais: Prémio Nacional Reabilitação Urbana (com distinção nas áreas de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto,), SIL Imobiliário (Melhor Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios), Construir (Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços). Arrecadou, também, um prémio de design dos “Prémios Graphis prata, Estados Unidos”. Foi ainda finalista em dois prémios internacionais, nomeadamente: European Award – Architectural Heritage Intervention e Urban Land Institute.

Relativamente à taxa de ocupação, 98% dos espaços encontram-se ocupados. Isto é, dos 127 espaços disponíveis, apenas dois estão livres. As bancas estão atribuídas na totalidade e encontram-se em funcionamento 76 das 79 existentes. Atualmente, estão abertos sete restaurantes dos dez disponíveis, também já atribuídos na totalidade. Quanto às 38 lojas, 36 estão atribuídas, encontrando-se 26 abertas.

O Bolhão, para além da venda de produtos e da restauração, passou a ser um local de fruição e lazer, tendo registando a realização de 150 eventos durante estes 365 dias. As iniciativas são destinadas a públicos diferentes e de várias idades, encontrando-se estruturadas em quatro eixos, nomeadamente: agroalimentar, Artes e Entretenimento, ativações de Marca e programas especiais.