Atualidade Notícias

“Autobiografia Não Autorizada 2” chega às livrarias nacionais a 28 de setembro

Dulce Maria Cardoso regressa às livrarias nacionais com o segundo volume das “muito celebradas crónicas publicadas na revista Visão”. A obra intitulada “Autobiografia Não Autorizada 2” estará disponível a partir do dia 28 de setembro, dando continuação à ficção baseada na sua vida.

O título da obra de Dulce Maria Cardoso, “Autobiografia Não Autorizada 2”, resume perfeitamente o que nela consta. Uma autobiografia, a história da sua vida, mas contada na terceira pessoa, utilizando-a como personagem da sua própria história. Surge assim o segundo volume das crónicas publicadas na revista Visão, estando disponível nas livrarias nacionais a partir de 28 de setembro.

“Talvez tivesse sido melhor começar por falar da decisão de me usar como personagem: tendo em conta que, numa crónica, se espera que o autor esteja mais declaradamente presente, este seria o sítio em que experimentaria não fugir de mim (…) Escreveria a minha autobiografia à minha revelia”.

Dulce Maria Cardoso

A romancista, na sua pequena nota sobre a obra, destaca também as pessoas que ama, os seus, os que a apoiam e sempre tiveram com ela. Estes fazem também parte desta autobiografia ficcionada, sendo, de forma indireta, os que escrevem sobre a autora – “Eu sou os que amo, são eles que me escrevem”, afirma.

A pré-venda do “Autobiografia Não Autorizada 2” oferece um desconto de 10%, um exemplar autografado pela escritora e um vale de 30% de desconto para o primeiro volume de crónicas.

Dulce Maria Cardoso é autora de diversos romances, tendo ganho com eles prémios de renome literário. São os casos de “Eliete”, distinguido como livro do ano do Público, Expresso e JL e com o prémio Oceanos; “O Retorno”, merecedor do prémio Especial da Crítica e livro do ano dos jornais Público e Expresso; “O Chão dos Pardais” vencedor do prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda; “Os Meus Sentimentos” distinguido com o prémio da União Europeia para a Literatura; e o “Campo de Sangue” com o prémio Acontece.

Todos estes romances foram traduzidos em várias línguas e publicados em mais de 24 países. A escritora também publicou diversos contos em revistas e jornais, destacando-se as antologias “Até Nós” e “Tudo São Histórias de Amor”. “Anjos por dentro” foi um conto incluído na antologia Best European Fiction 2012, da Dalkey Archive. No mesmo ano, 2012, Dulce Maria Cardoso recebe a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras do Estado Francês. Mais recentemente, em 2022, chegou a ser comentadora do programa de televisão da SIC, “É a Cultura”.

A sua obra tem vindo a ser estudada em diversas universidades do mundo, chegando a ser objeto de diversas teses académicas e adaptada ao cinema, teatro e televisão.