Atualidade Notícias

Coimbra recebe a primeira edição do Festival Política

Sessão de apresentação do Festival Política

A primeira edição do Festival Política decorrerá de 28 a 30 de setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. O sistema democrático e a promoção da cidadania, a intervenção cívica e os direitos humanos serão os principais temas em debate, enquanto acontecem concertos, exposições, workshops, cinema e muito mais. A entrada é gratuita.

O Convento São Francisco, em Coimbra, recebe a primeira edição oficial do Festival Política – em fevereiro foi realizado um warm-up (teste de preparação) de dois dias. O evento realizar-se-á de 28 a 30 de setembro e contará com cinema, concertos de música, humor, performances, conversas, debates, exposições, oficinas, workshops e um espaço dedicado às crianças. Os seus temas irão deambular pelo sistema democrático e a promoção da cidadania, a intervenção cívica e os direitos humanos.

O evento foi apresentado hoje, dia 19 de setembro, no café-concerto do Convento São Francisco, pela vereadora da Educação e Ação Social, Ana Cortez Vaz, e por Bárbara Rosa, em representação da organização: a Associação Isonomia, em coprodução com a Produtores Associados.

A entrada no festival é gratuita, mas torna-se necessário realizar a inscrição prévia em algumas atividades devido às vagas limitadas. As informações sobre estas atividades podem ser consultadas no website do festival.

É ressaltado pela vereadora o “caráter acessível e inclusivo do festival”, estando refletido na gratuitidade da iniciativa, na interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa nos painéis de debate e nos espetáculos, na legendagem em português de todas as sessões de cinema e na descrição áudio e programação em braile das exposições de fotografia.

Uma programa cultural entrelaçado com os seus ideais

No primeiro dia, 28 de setembro, o destaque vai para o espetáculo “Fado Bicha”, a acontecer às 21:30 horas, no Grande Auditório. Fados antigos e tradicionais são revisitados e Hermínia Silva, Pedro Homem de Mello e António Ferro são evocados. A Garota Não, uma artista ligada à música de intervenção, traz ao mesmo local, no dia 29, às 21:30 horas, o concerto-manifesto “Seleção Portuguesa: 10 milhões de convocados”. Será uma “conversa cantada” em que se aborda as mundanças em que acredita.

Já Fernando Alvim trará um pouco de humor a este festival, com o espetáculo “Edição quase quase política”. Os políticos portugueses estarão no seu alvo no dia 30, pelas 21:30 horas, no Grande Auditório.

A sala de cinema do Festival Política terá a transmitir cerca de doze filmes, no qual consta a longa-metragem vencedora do Urso de Ouro, “Alcarràs”, de Carla Simón; e o documentário “Novíssimas cartas portuguesas” que reflete em que ponto se encontra a luta feminista e marca o 50º aniversário da obra “Novas Cartas Portuguesas”. Nas Curtas-metragens destaca-se “Portugal ao Espelho” e “Especial Brasil”.

Sendo o festival diretamente relacionado com o tema política, não poderia deixar de haver debates e conversas. O “Cara-a-Cara” estreia-se em Coimbra e terá um formato inovador, baseado no “speed dating”: os participantes poderão conversar durante cinco minutos com deputados/as representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Para participar é necessário realizar a inscrição prévia.

As exposições de fotografia patentes – “Institucionalizado”, de Isa Marques e Airton Cesar Monteiro, e “Revelação”, iniciativa da CooLabora (cooperativa de intervenção social da Covilhã) – poderão ser visitadas no foyer do Convento de São Francisco durante os três dias do festival.