Atualidade Notícias

“Pátria”, um filme que se desenrola numa “distopia realista”, estreia a 19 de outubro nos cinemas

O Filme “Pátria”, de Bruno Gascon, terá a sua estreia nacional a 19 de outubro, nos cinemas NOS. A ação desenrola-se numa “distopia realista”, num país dominado por uma ditadura e envolvido por um grupo extremista a crescer nas bases da xenofobia.

“Pátria” é a terceira longa-metragem de Bruno Gascon, rodada em 2021, em Barcelos, contando com Tomás Alves como personagem principal e Rafael Morais, que faz de seu antagonista. O filme estreia nos cinemas NOS a 19 de outubro, estando a antestreia confirmada já para esta quarta-feira, 11 de outubro.

O filme recai em questões bastantes pertinentes para os dias de hoje, principalmente relacionados com a ascensão de grupos extremistas. O comunicado da produtora Caracol Studios indica que se trata de uma “distopia realista”, em que se vive uma ditadura e um ambiente oprimido, levando ao surgimento de movimentos extremistas.

Tomás Alves dá vida a Mário, um capataz numa carpintaria, que é expulso da sua aldeia e tem de se mudar para uma cidade em que sofrerá de xenofobia e não terá liberdade de expressão. No fim terá de escolher entre a liberdade e a morte. Estes temas são trazidos para este filme com o objetivo de despertar a consciência do público para a realidade atual.

O realizador Bruno Gascon, já premiado a nível nacional e internacional, situa a narrativa “em Portugal nos anos 1980”, numa realidade alternativa em que a ditadura fez com que os anos 80 fossem sentidos como os 50 – explicou à agência Lusa.

Há pouco mais de um mês a longa metragem venceu um prémio no Serbest International Film Festival, na Moldávia. Michalina Olszanska, Matamba Joaquim, João Vicente, Iris Cayatte, Raimundo Cosme também entram no elenco.

Pátria foi produzido pela Caracol Studios e contou com o apoio da RTP, do Pic Portugal e do Município de Barcelos.