Desporto Destaque

“Vejam o desporto e a nutrição como um projeto de qualidade de vida”

Com um vasto currículo desportivo, e na cultura física em particular, Felipe Barrozo assumiu a coordenação do Ginásio Bombeiros de Famalicão em março deste ano. Juntamente com a manager Joana Guimarães, com quem falámos na nossa edição de setembro, conseguiu criar um espírito de equipa assinalável no staff deste espaço. Como motivar os profissionais e alunos de um ginásio, como gerir uma instituição destas e ainda conselhos para uma vida ativa e saudável, são alguns dos temas de que nos fala nesta entrevista.

Felipe, para começar, peço-lhe que nos fale um pouco de si e do seu percurso de vida. Como é que começou a sua ligação ao desporto e ao mundo do fitness?

Conto com um passado desportivo desde os meus seis, sete anos de idade. Passei por atividades como Natação, Artes Marciais, Futebol de Salão e, por fim, a Cultura Física. Entrei para o ginásio com cerca de 16 anos devido a com 1,88m apresentar um quadro de subpeso (72kg) e o objetivo era ter um corpo mais robusto e atlético. Na altura, por incompatibilidade pessoal, não foi possível dar continuidade à modalidade pelo que ao fim de seis meses saí. Tendo gostado deste desporto, voltei aos 19 anos e permaneci de modo contínuo até aos meus atuais 38 anos de idade. Sendo o perfecionismo uma caraterística minha, dediquei-me a perceber de todas as disciplinas envolventes para me tornar um atleta de sucesso e ter autonomia multidisciplinar de destaque. Deste modo evoluí de atleta a treinador e até mesmo a gestor.

Tive um boom na exposição de imagem quando fui vencedor em 2011 do Melhor Físico de Verão da Europa e respetiva transformação Corporal, sendo premiado com uma viagem aos Estados Unidos (Las Vegas), local onde nesse mesmo ano me propus a um concurso de Melhor Físico de Verão dos Estados Unidos, onde conquistei mais um primeiro lugar. Posteriormente, contei com classificações de primeiro a terceiro lugar em provas de Culturismo em Portugal, na categoria Open de Super Pesado, sendo a minha última prova em 2019 no Casino Estoril. Neste meu percurso evolutivo, fui-me tornando cada vez mais consciente das necessidades que um espaço desportivo no âmbito do fitness carece (nutrição, aulas de grupo, acompanhamento clínico diverso, estética, saúde e bem estar, psicologia, vendas entre outros) e dediquei-me a aquisição de conhecimentos em todas estas vertentes visando proporcionar o melhor a todos os que me acompanham nesta jornada.

Há quanto tempo faz parte da equipa do Ginásio BV Famalicão?

Por volta de 2013/2015 tive o meu primeiro contato com o Ginásio dos BV Famalicão mas só em março de 2023 é que iniciei a minha atividade na Equipa como Coordenador em conjunto com a Manager Joana Guimarães, e toda a equipa de profissionais que tanto prezo e de que me orgulho.

Como é que carateriza a equipa de instrutores e personal trainers do ginásio?

A equipa de profissionais do Ginásio dos Bombeiros é uma equipa jovem em essência e com ambição de evoluir. Foi renovada e expandida em cerca de 70% logo após a minha entrada no Espaço. Fruto da demanda que houve devido ao negócio ter começado a crescer em larga escala nessa altura, penso que pelo fato de os profissionais entrarem quase que em simultâneo com a necessidade de absorver todo um novo modelo de trabalho implementado este ano e fazerem parte de uma nova visão, fez com que a equipa se tornasse muito unida e com grande espírito de entre ajuda. Aproveito esta oportunidade para felicitar todos por captarem a essência do que lhes foi transmitido e por fazerem de tudo para o pôr em prática todos os dias com a maior dedicação.

O que considera ser fundamental para motivar os recursos humanos do ginásio e criar um verdadeiro espírito de equipa?

A liderança pelo exemplo é algo que pratico muito para esse efeito e tudo que lhes é pedido, faço por demonstrar na prática, motivando-os periodicamente a fazer igual e melhor. Feedbacks constantes com briefings e intervenções em contexto de trabalho é algo que tenho-me apercebido funcionar muito bem. Apesar do alto nível de exigência que lhes é pedido, atitudes tão simples como conceder-lhes terem uma pausa extra e não prevista de modo a aliviarem a cabeça num dia em que estão menos bem, seja pela exigência do trabalho ou por motivos pessoais, é apenas um dos exemplos de motivação que vejo como uma grande mais-valia.

A motivação dos alunos e utentes do ginásio é também muito importante, para que consigam atingir os seus objetivos. Que técnicas utilizam para o conseguir?

Com a minha experiência, sendo certo que a taxa de desistência é maior nos primeiros seis meses de ingresso na modalidade, é justo aferir um sistema de acompanhamento gratuito mais próximo nesse período. Por esse motivo, estrategicamente, concebemos algumas avaliações físicas gratuitas a novos sócios nestes seis meses de modo a perceber e melhor guiar o aluno neste período tão crítico.

Ainda assim, após esta fase, estando já o cliente fidelizado, é-lhe concedida essa oferta com uma periodicidade mais alargada , nomeadamente a cada seis meses para assegurar os níveis de satisfação e retenção dos nossos alunos. Para antigos sócios não se sentirem desvalorizados, são-lhes concedidas as mesmas regalias que as dos novos sócios desde a data de implementação deste método de trabalho. A auto sustentabilidade deste modelo foi devidamente estudada e implementada.

Deste modo, apercebi-me que muitos clientes não estão à procura de um sistema contínuo do Serviço de PT mas sim de uma necessidade para a qual não havia oferta – um serviço de Personal Trainer apenas para introdução ao espaço. Basicamente, o serviço consiste em ter um professor exclusivo para introduzir o sócio ao espaço apenas para aprenderem a exercitarem-se, a efetuarem de modo autónomo ajustes no equipamento, alternativas de exercícios livre ou em máquinas, guiar sobre a intensidade a imprimir num treino, correções posturais e até mesmo perceber o que o cliente gosta mais de fazer e guiá-lo nesse sentido. Não me interessa criar um plano que eu ache perfeito mas o cliente não goste e não cumpra, visionário é perceber o que ele gosta e guiá-lo nessa direção.

O que sente que os clientes mais procuram num ginásio?

A componente estética é algo muito ambicionado pelos utentes, e mesmo os que nos procuram por motivos de saúde acabam quase sempre por aproveitar e tratar de algum aspeto físico de que gostem menos. É curioso ver que enquanto que num passado já distante, os ginásios eram procurados como centros de performance visando não só o culturismo como mais tarde o complemento a modalidades desportivas coletivas, hoje, vemos que temos a procura crescente seja de crianças ou de idosos e, como gestores de espaço, temos de nos aperceber dessa evolução social face ao desporto e criar oportunidades para este público, pois também somos promotores de desporto. O público feminino, ao contrário do passado, é predominante nos ginásios e nesse sentido todo o equipamento e estrutura do espaço tem de ser direcionado face a essa demanda.

O que distingue o Ginásio BV Famalicão da concorrência?

Sem dúvida, a equipa e os métodos implementados. O  espaço sofreu também remodelações como referido na edição anterior, desde fevereiro do presente ano, contando com equipamentos todos novos e condições diferenciadas além dos novos métodos de gestão implementados, alguns já descritos nessa entrevista.

Para além de objetivos pessoais e estéticos, praticar desporto é também uma questão elementar de saúde. Que mensagem quer deixar a quem tem um vida sedentária e não tenha ainda pensado em inscrever-se num ginásio?

Num mundo cada vez mais exigente, quer a nível profissional quer a nível pessoal, muitas vezes fica difícil arranjar tempo disponível para o ginásio. Parece que nunca é a altura certa e é um dos motivos principais de desistência. Uma coisa que eu levei para a vida enquanto atleta e aplico no meu dia a dia é que a antecipação e organização são a chave para arranjarmos esse tempo necessário, e que seja produtivo o suficiente para nos dar resultados, caso contrário caminharemos rumo a frustração, acomodação ou desistência. Vejam o desporto e a nutrição como um projeto de qualidade de vida em que vão poder chegar a mais velhos contornando ou, no mínimo, atrasando muitos problemas de saúde. A prevenção via desporto tem de ser mais incentivada e publicitada pelos profissionais de desporto e saúde do país. Sejam proativos, façam algo por vocês próprios, inscrevam-se!

Aproximamo-nos do final de 2023. Que balanço faz deste ano, e que objetivos está já a projetar para o próximo?

Apesar de andarmos de fato de treino o ano inteiro no domínio da nossa atividade profissional, vejo o ginásio com a devida seriedade, que deve ser visto como uma empresa com objetivos. 2023 foi um ano de grande realização pessoal e profissional, sendo que pude estar envolvido neste projeto e juntamente com a equipa fizemos história elevando a faturação do ginásio para mais do dobro graças à melhoria de condições e qualidade de serviços prestados. O objetivo para 2024 é melhorar, não só o ginásio, para esta crescente satisfação dos clientes, mas também visando a aquisição de meios e materiais para os bombeiros continuarem a fazer o seu serviço ainda melhor junto da população famalicense e em todas as áreas em que seja necessária a sua intervenção.

http://www.ginasiobvfamalicao.pt/