Atualidade Notícias

Mealhada propaga a “Magia do Natal”

O Município da Mealhada será invadido pela “Magia do Natal”, de 1 de dezembro a 7 de janeiro, trazendo diversos “mercadinhos”, teatro infantil, concertos, oficinas, rotas de presépios e o tão esperado Pai Natal.

Acendem-se as luzes de natal a 1 de dezembro na Mealhada e Pampilhosa e a 2 de dezembro no Luso. A partir desse momento, multiplicam-se as atividades e espetáculos de natal pelo concelho. A máquina só para a 7 de janeiro.

É possível visitar o Pai Natal e o “mercadinho” de comércio artesanal junto ao Jardim Municipal, mas quem pretender um serão, já no dia 1, pode assistir ao espetáculo infantil “A Cinderela”.

O tradicional concerto de Natal, dedicado à história da Capuchinho Vermelho, acontece no dia 16 de dezembro, no Cineteatro Messias, com a Orquestra da Costa Atlântica. Terá a acompanhá-la o maestro Luís Miguel Clemente e o narrador Jorge Serafim, um humorista que promete arrancar gargalhadas e seguir-se pelas ilustrações projetadas.

Oficinas nunca são em demasia e percorrerão diversas disciplinas, desde a “escrita criativa”, à “gastronomia da quadra”, “criação de enfeites natalícios” ou até “workshops ambientais”. A realizar destas atividades acontecerão na Biblioteca Municipal da Mealhada, no Centro de Interpretação Ambiental, na Tenda Natal e na antiga Pensão Astória, junto ao Posto de Turismo Luso Bussaco.

Com o objetivo de dar a conhecer a região estarão patentes diversas exposições e rotas de presépios por todo o concelho da Mealhada. É possível também realizar um passeio de charrete que mostra como os habitantes da vila “faziam o uso do burro nos seus afazeres profissionais”.

Não vai haver só um Pai Natal, mas vários, principalmente no tradicional desfile de Pais Natal Motard, a 10 de dezembro.

O Presidente do Município da Mealhada destaca o envolvimento das associações culturais e os seus esforços para manter as tradições: “Nas nossas aldeias e vilas, as associações culturais desenvolvem diversas atividades natalícias que enriquecem toda esta quadra, nomeadamente com a recuperação de tradições e usos antigos, como os cantares de Reis e Janeiras ou o madeiro”.